Blefaroplastia nos dias de hoje
Num recente artigo assinado por Guilherme Castela, o médico especialista explica que a “região periorbitária e face sofrem mudanças estruturais precocemente no processo de envelhecimento”. A Blefaroplastia é “a cirurgia estética das pálpebras mais frequentemente realizada e consiste na remoção do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e/ou inferiores”.
A artigo publicado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), refere que atualmente esta definição “torna-se redutora já que numa avaliação pré-operatória cuidadosa muitas outras alterações podem ser detetadas, assim, podemos diagnosticar blefaroptoses ligeiras, placas tarsais pouco visíveis, a prega palpebral superior alta, perda de volume nos sulcos palpebrais, laxidão palpebral, hipertrofia do orbicular inferior, entre outras”, explica Guilherme Castela.
No entender do Coordenador do Grupo Português de Órbita e Oculoplástica, para obter um resultado cirúrgico mais satisfatório a nível “estético e funcional”, o cirurgião “deve associar ao procedimento de Blefaroplastia clássico outros procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos para corrigir essas alterações associadas, maximizando assim o resultado final, nomeadamente a correção da ptose por via posterior, as cantopexias e cantoplastias e a sutura de Brassiere”.
Segundo o responsável pela Secção de Órbita e Oculoplástica no departamento de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a “toxina botulínica e os preenchimentos faciais são tratamentos complementares da Blefaroplastia”. “Surgem então conceitos mais alargados de Blefaroplastia que podem englobar a associação de várias técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas, originando termos mais abrangentes tais com Blefaroplastia Estruturada”.
Guilherme Castela adianta ainda que “a conjugação correta e individualizada de todas essas técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas é a chave para uma Blefaroplastia mais completa e para um rejuvenescimento facial harmonioso e natural”.
6 Agosto 2021
AtualidadeOftalmologia