Quais os melhores brinquedos para os olhos das crianças?

Imagem da notícia: Quais os melhores brinquedos para os olhos das crianças?

A Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino fez uma publicação online para alertar sobre quais os melhores brinquedos para os olhos das crianças.

“Ao comprar ou oferecer, certifique-se de que os brinquedos não representam uma ameaça à saúde visual das crianças”, começa por referir a publicação.

O mais importante é escolher um brinquedo “adequado à idade, evitar objetos que podem causar ferimentos”, e ainda “verificar a certificação na embalagem dos brinquedos para ver se está de acordo com todas as normas de segurança”.

Mas afinal que brinquedos são bons para os olhos das crianças? 

“Desde os primeiros meses de vida convêm sempre escolher os brinquedos com cuidado. Ao nascer, as crianças praticamente não apresentam acuidade visual, pois carecem de maturação ocular. Nos estadios iniciais, é melhor escolher peças grandes de cores bem vivas. Uma vez que a visão binocular e colorida se estabilize, a coordenação olho-mão pode começar a se desenvolver. Nessa altura, os mais pequenos podem começar a brincar com simples cubos, brinquedos com formas geométricas, bolas de cores suaves.
A visão estará mais desenvolvida depois dos 3 anos, já que atinge 50% do seu potencial. Nesses anos os quebra-cabeças que estimulam a percepção e a memória visual são bons: dominós, peças encaixáveis, ferramentas simples.”

No entanto, refere a publicação “em todas as idades, recomenda-se que as crianças brinquem ao ar livre, em ambientes que lhes permitam exercitar a visão a todas as distâncias (perto, média e longe) e que apreciem ambientes com muita luz.”

Por último a publicação alerta: “tenha cuidado com o uso e abuso de consoles de jogos, telémoveis ou tablets. Esse hábito está fazendo com que haja uma progressão da miopia nos mais jovens. Por outro lado, o uso inadequado desses dispositivos digitais pode causar fadiga visual e, no pior dos casos, gerar problemas oculares, como o aparecimento de presbiopia em idade precoce.”

Estar atento às crianças e brincar com elas pode ajudar “a observar cuidadosamente os mais pequenos e observar atitudes ou comportamentos que podem nos dar pistas sobre alguns problemas oculares”. Dessa forma é preciso estar alerta para alguns sinais e, se necssário procurar um oftalmologista.

Imagem de Jill Wellington por Pixbay.

22 Dezembro 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

CCVO lança Eagle Eye Vison Drink

Entre os dias 18 e 20 de abril, a CCVO marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Ortoptistas, onde lançou “um produto inédito”, o Eagle Eye Vision Drink, um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do desempenho visual, prevenção e tratamento de degeneração macular em fase inicial.

Ler mais 24 Maio 2024
Atualidade

HOYA estreia-se na TV em Portugal

Pela primeira vez, a HOYA vai anunciar a MiYOSMART, lente para a gestão da miopia em crianças e adolescentes, na televisão portuguesa, nos canais CMTV e TVI.

Ler mais 23 Maio 2024
AtualidadeLentes e Equipamentos