“A prótese ocular não é só uma questão estética, é uma questão psicológica”

Imagem da notícia: “A prótese ocular não é só uma questão estética, é uma questão psicológica”

Uma prótese ocular não é mais nem menos que o preenchimento da cavidade anoftálmica. Atualmente, neste procedimento, é utilizados uma cópia com silicone e um molde com a curvatura mais correta possível. Apesar de se reconhecer que há mérito no ocularista em tentar reproduzir as coisas o mais fielmente possível, muito do sucesso, deve-se à oftalmologia oculoplástica que introduz uma prótese na própria cavidade, o que já provoca algum movimento.

Mudar Vidas

“A prótese ocular não é só uma questão estética, é mais do que isso, é uma questão psicológica. E são múltiplos os exemplos disto mesmo: Há exemplos de miúdos que não saíam de casa e começaram a fazer uma vida normal porque se colocou uma prótese ocular; crianças que não teriam um desenvolvimento escolar tão fácil e que hoje em dia têm um desenvolvimento simples e normalíssimo, porque as outras crianças não se apercebem que elas têm uma prótese ocular; avós que vêm pôr próteses oculares ao fim de muitos anos, porque os netos apontam e querem passar despercebidos aos netos essa deficiência; pessoas que não têm emprego e ganham emprego depois de pôr a prótese.

Outras que ficam deprimidas e a prótese ocular dá-lhes uma outra forma de estar e ver as coisas. Para isto, muito contribui o facto de atualmente as próteses serem quase indetetáveis, apesar de os casos que envolvem acidentados serem mais difíceis de disfarçar. Ainda assim, este feito é conseguido com algum sucesso.”

Conheça a reportagem da OftalPro com os responsáveis da Moutinho Ópticas e saiba mais sobre este serviço na revista OftalPro 54.

24 Janeiro 2022
Lentes e EquipamentosOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Shamir com lentes inovadoras de controlo da miopia

O lançamento das lentes Shamir Optimee assume-se como mais um marco na já longa tradição da Shamir em apostar no desenvolvimento de lentes inovadoras de alto desempenho, com uma clara aposta na qualidade de vida das crianças. A OftalPro marcou presença nos dois momentos e traz-lhe os pormenores deste lançamento.

Ler mais 10 Abril 2024
Lentes e Equipamentos

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia