OftalPro 57

Imagem da notícia: OftalPro 57

A protagonista desta edição é Andreia Rosa, médica oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e na Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC). Licenciada em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Coimbra desde 2003, dedica-se atualmente às áreas da córnea e cirurgia refrativa. A OftalPro foi conhecer esta médica oftalmologista que vê a oftalmologia como uma especialidade “muito bonita e gratificante”.

Um pouco mais acima, no Porto, o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) acolheu no serviço de oftalmologia estudantes de medicina provenientes da Kharkiv National Medical University. Sandra Guimarães, médica oftalmologista e coordenadora deste serviço, e as duas alunas que integram o estágio falaram com a OftalPro sobre esta iniciativa que, apesar da guerra na Ucrânia, já estava prevista.

Em relação a eventos, e porque a pandemia já o permite, marcámos presença no XXII Congresso da Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR) em Lisboa, onde a presidente Aldina Reis aproveitou para estabelecer as metas para os restantes dois anos do seu mandato. Fazemos ainda a antevisão dos encontros deste próximo mês. O Congresso SPO de Verão (reunião de todos os grupos da SPO) está agendado para 1 e 2 de julho, no Troia Design Hotel, em Troia, e de 16 a 17 de julho acontecerá na Agueira a Reunião Anual Internos de Oftalmologia (RAIO).

Destaque ainda para a veia literária dos nossos oftalmologistas. A parentalidade e a pedagogia foram o catalisador para o nascimento de uma obra “útil”, onde se aborda o tema da utilização de óculos nas crianças e o tratamento da ambliopia. As médicas Rita Couceiro e Joana Portelinha são as autoras do livro infantil “Os Óculos Mágicos”, lançado recentemente.

Ainda em carteira está o livro de David Martins. “Segredos da Vida de Um Médico – 40 anos no Serviço Nacional de Saúde” é o nome que o médico oftalmologista dá à sua obra, onde partilha histórias, segredos e curiosidades que vivenciou ao longo da sua vida.

Isto e muito mais nesta edição da OftalPro.

30 Junho 2022
AtualidadeRevista

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia