Conselhos para proteger os olhos das crianças

Imagem da notícia: Conselhos para proteger os olhos das crianças

A Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende fez uma publicação no seu site para aconselhar os pais sobre os cuidados a ter na proteção dos olhos das crianças com o sol.

Com a chegada do verão as preocupações dos pais com o sol e os cuidados a ter na hora de proteger as crianças são mais evidentes. Segundo a publicação da Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende as medidas de proteção são aconselháveis ​​em todas as idades, no entanto “elas devem ser mais frequentes em crianças e jovens, uma vez que as crianças são mais suscetíveis que os adultos à radiação UV e não estão cientes disso”.

Dessa forma, a publicação alerta que um dos primeiros pontos de atenção é o filtro solar, que “deve ser utilizado a partir dos seis meses de idade, considerando, claro, os produtos adequados para o público infantil. Antes dos seis meses, o bebé não deve ser exposto ao sol diretamente. Utilize sempre barreiras físicas de proteção ao sol, como sombrinhas e guarda-sol, mas cuidado ao proteger a criança com tecidos leves, como fraldas, que não formam uma barreira contra os raios ultravioleta e podem causar queimaduras”.

Outra coisa a ter em atenção é que “o olho das crianças é muito mais permeável aos raios nocivos, UV e azul-violeta, permitindo uma boa parte dela alcance a retina. Há evidências que se referem a uma alta exposição à radiação ultravioleta e ao aumento do risco de certas doenças oculares, como a catarata (posterior cortical e subcapsular) e o carcinoma intraepitelial escamoso da conjuntiva ou pterígio”.

Assim, as medidas de proteção incluem “comportamentos de evitar o sol, proteção com roupas, chapéus de abas largas e óculos de sol, uso de cremes protetores e evitar as horas de exposição mais intensas. Devemos lembrar que o uso de óculos de sol, não deve de ser só feito nos meses do verão”.

Leia a publicação completa aqui.

Imagem de Pexels por Pixabay 

29 Junho 2022
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia

Boa Páscoa!

A equipa da OftalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração

Ler mais 29 Março 2024
Atualidade