Conselhos para proteger os olhos das crianças

Imagem da notícia: Conselhos para proteger os olhos das crianças

A Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende fez uma publicação no seu site para aconselhar os pais sobre os cuidados a ter na proteção dos olhos das crianças com o sol.

Com a chegada do verão as preocupações dos pais com o sol e os cuidados a ter na hora de proteger as crianças são mais evidentes. Segundo a publicação da Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende as medidas de proteção são aconselháveis ​​em todas as idades, no entanto “elas devem ser mais frequentes em crianças e jovens, uma vez que as crianças são mais suscetíveis que os adultos à radiação UV e não estão cientes disso”.

Dessa forma, a publicação alerta que um dos primeiros pontos de atenção é o filtro solar, que “deve ser utilizado a partir dos seis meses de idade, considerando, claro, os produtos adequados para o público infantil. Antes dos seis meses, o bebé não deve ser exposto ao sol diretamente. Utilize sempre barreiras físicas de proteção ao sol, como sombrinhas e guarda-sol, mas cuidado ao proteger a criança com tecidos leves, como fraldas, que não formam uma barreira contra os raios ultravioleta e podem causar queimaduras”.

Outra coisa a ter em atenção é que “o olho das crianças é muito mais permeável aos raios nocivos, UV e azul-violeta, permitindo uma boa parte dela alcance a retina. Há evidências que se referem a uma alta exposição à radiação ultravioleta e ao aumento do risco de certas doenças oculares, como a catarata (posterior cortical e subcapsular) e o carcinoma intraepitelial escamoso da conjuntiva ou pterígio”.

Assim, as medidas de proteção incluem “comportamentos de evitar o sol, proteção com roupas, chapéus de abas largas e óculos de sol, uso de cremes protetores e evitar as horas de exposição mais intensas. Devemos lembrar que o uso de óculos de sol, não deve de ser só feito nos meses do verão”.

Leia a publicação completa aqui.

Imagem de Pexels por Pixabay 

29 Junho 2022
AtualidadeCuriosidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação