Centros oftalmológicos nacionais avaliados positivamente pelos doentes

Imagem da notícia: Centros oftalmológicos nacionais avaliados positivamente pelos doentes

A avaliação dos hospitais por parte dos doentes é determinante para melhorar a prestação de cuidados em saúde. O Health Cluster Portugal (HCP) pretende em 2023 implementar o projeto do Value Based Healthcare (VBH) em novas áreas da saúde, como a ortopedia, a cardiologia e a endocrinologia. Só alterando a gestão hospitalar iremos mudar o setor da saúde. A implementação do VBH na área da oftalmologia permitiu ter uma análise da qualidade dos cuidados prestados com consequente aumento da eficiência e eficácia.

Os resultados apurados no último ano permitem verificar que mais de 90% dos doentes apontam ter tido melhorias significativas na sua capacidade visual após cirurgia e apenas em 1% dos casos é reportada uma complicação. Em Portugal as pessoas sujeitas à cirurgia às cataratas são na sua maioria mulheres (58%) e têm em média 73 anos.

Este projeto, do Health Cluster Portugal, é muito importante porque, sendo a catarata uma patologia inevitável com a idade e que afeta de forma muito negativa a qualidade de vida de um grande número de cidadãos, permite uma avaliação do impacto dos cuidados prestados pelos diferentes operadores de saúde em termos de qualidade e de custos. O doente passa a ter acesso a informação que lhe permite escolher o prestador de cuidados que melhor resultado em termos de tratamento disponibiliza. O coordenador do projeto e membro da direção do HCP, Joaquim Murta, realça que “a implementação de modelos de VBH permite que os serviços de saúde específicos sejam concentrados em instituições que forneçam, realmente, cuidados de saúde de elevado valor”.

Mais, Paulo Pinto, surgical franchise head da Alcon em Portugal e Espanha, afirma: “É com muita satisfação que olhamos para estes resultados positivos, ainda mais numa área como a cirurgia às cataratas e estamos muito contentes por ver que o Health Cluster Portugal vai estender o projeto a outras áreas clínicas. Programas de Value Based Healthcare como este têm uma grande importância para compreender e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes e acompanhar de perto os resultados obtidos numa especialidade tão importante como a oftalmologia. A Alcon tem sido um parceiro do Health Cluster Portugal desde o início do projeto e estamos orgulhosos por fazer parte deste caminho para o Value Based Healthcare nas cirurgias das cataratas”.

29 Julho 2022
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade