“O que sinto ao pegar no meu livro é que cumpri mais um sonho”

Imagem da notícia: “O que sinto ao pegar no meu livro é que cumpri mais um sonho”

Estas foram as palavras do oftalmologista David Martins em entrevista à OftalPro após o lançamento do livro “Segredos da vida de um médico”, uma viagem pela sua carreira, mas também pelo próprio SNS.

O que sente ao pegar no seu livro? Orgulho, alívio, dever cumprido…?

Relativamente ao que sinto ao pegar no meu livro é que cumpri mais um sonho e também um dever para com todos os que acompanharam o meu percurso de vida e presto-lhes a minha homenagem.

Porquê a escolha dos seus dois amigos Rufino da Silva e João Hipólito para o acompanharem neste momento especial?

A escolha do professor Rufino Silva era óbvia e primeiríssima escolha: sou oftalmologista, tenho a honra de contar com a sua amizade e é o meu presidente, da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. Foi uma honra e um privilégio contar com a sua presença e participação. O professor João Hipólito, meu amigo de juventude, com um percurso de vida muito semelhante ao meu, embora psiquiatra famoso; ademais, as nossas famílias, particularmente os nossos pais, amigos para a vida e nós também. A sua presença foi uma felicidade e uma honra para mim.

A sua mulher referiu no seu discurso que os seus doentes são sempre a sua maior preocupação, mesmo em detrimento da sua vida pessoal. Sempre foi assim, colocar o seu sentido de dever à frente da componente pessoal?

Ninguém melhor do que quem está ao nosso lado para falar de nós. A minha esposa é especial e tem estado sempre ao meu lado. A minha gratidão é indelével e ilimitada. Quanto aos doentes limito-me a transcrever o que está escrito no marcador do meu livro: Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. “In Juramento de Hipócrates”. Tenho tentado ser assim.

O que lhe falta fazer na sua carreira?

A minha carreira continua como até ao presente, nas mãos de Deus. Continuarei a exercer a minha atividade médica oftalmológica apaixonadamente, até quando não sei.

Leia a entrevista completa na edição 58 da revista OftalPro.

21 Outubro 2022
EntrevistasOftalmologia

`

Notícias relacionadas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia