“O que sinto ao pegar no meu livro é que cumpri mais um sonho”

Imagem da notícia: “O que sinto ao pegar no meu livro é que cumpri mais um sonho”

Estas foram as palavras do oftalmologista David Martins em entrevista à OftalPro após o lançamento do livro “Segredos da vida de um médico”, uma viagem pela sua carreira, mas também pelo próprio SNS.

O que sente ao pegar no seu livro? Orgulho, alívio, dever cumprido…?

Relativamente ao que sinto ao pegar no meu livro é que cumpri mais um sonho e também um dever para com todos os que acompanharam o meu percurso de vida e presto-lhes a minha homenagem.

Porquê a escolha dos seus dois amigos Rufino da Silva e João Hipólito para o acompanharem neste momento especial?

A escolha do professor Rufino Silva era óbvia e primeiríssima escolha: sou oftalmologista, tenho a honra de contar com a sua amizade e é o meu presidente, da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. Foi uma honra e um privilégio contar com a sua presença e participação. O professor João Hipólito, meu amigo de juventude, com um percurso de vida muito semelhante ao meu, embora psiquiatra famoso; ademais, as nossas famílias, particularmente os nossos pais, amigos para a vida e nós também. A sua presença foi uma felicidade e uma honra para mim.

A sua mulher referiu no seu discurso que os seus doentes são sempre a sua maior preocupação, mesmo em detrimento da sua vida pessoal. Sempre foi assim, colocar o seu sentido de dever à frente da componente pessoal?

Ninguém melhor do que quem está ao nosso lado para falar de nós. A minha esposa é especial e tem estado sempre ao meu lado. A minha gratidão é indelével e ilimitada. Quanto aos doentes limito-me a transcrever o que está escrito no marcador do meu livro: Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. “In Juramento de Hipócrates”. Tenho tentado ser assim.

O que lhe falta fazer na sua carreira?

A minha carreira continua como até ao presente, nas mãos de Deus. Continuarei a exercer a minha atividade médica oftalmológica apaixonadamente, até quando não sei.

Leia a entrevista completa na edição 58 da revista OftalPro.

21 Outubro 2022
EntrevistasOftalmologia

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

“A Sala de Tecidos Oculares está em fase de conclusão”

Falámos com Maria João Quadrado, consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation”, no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) que revelou que a Sala de Tecidos Oculares “está em fase de conclusão e autorização de funcionamento, pelo que estará em pleno funcionamento dentro em breve”.

Ler mais 13 Janeiro 2023
DestaqueEntrevistas