Centros oftalmológicos nacionais avaliados positivamente

Imagem da notícia: Centros oftalmológicos nacionais avaliados positivamente

A avaliação dos hospitais por parte dos doentes é determinante para melhorar a prestação de cuidados em saúde. O Health Cluster Portugal (HCP) pretende em 2023 implementar o projeto do Value Based Healthcare (VBH) em novas áreas da saúde, como a ortopedia, a cardiologia e a endocrinologia. Só alterando a gestão hospitalar se pode mudar o setor da saúde.

O coordenador do projeto e membro da direção do HCP, Joaquim Murta, realça que “a implementação de modelos de VBH permite que os serviços de saúde específicos sejam concentrados em instituições que forneçam, realmente, cuidados de saúde de elevado valor”.

A implementação do VBH na área da oftalmologia permitiu ter uma análise da qualidade dos cuidados prestados com consequente aumento da eficiência e eficácia. Os resultados, apurados no último ano, permitem verificar que mais de 90% dos doentes apontam ter tido melhorias significativas na sua capacidade visual após cirurgia e apenas em 1% dos casos é reportada uma complicação.

Em Portugal as pessoas sujeitas à cirurgia das cataratas são na sua maioria mulheres (58%) e têm em média 73 anos. 

Saiba mais em OftalPro 58.

25 Outubro 2022
InstitucionalOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia