Lançado cartão bancário para pessoas com deficiência visual

De acordo com a Rádio Renascença, esta solução permite aos utilizadores cegos ou com baixa visão “distinguirem os vários tipos de cartão por tipo de utilização”. Está disponível para cartões bancários e não bancários, inclui identificação e carateres em Braille.
Segundo a SIBS, a tecnologia passa a estar “disponível a todos os seus clientes e parceiros, em Portugal e no estrangeiro, que pretendam incluir esta solução na sua oferta”. Os carateres em Braille complementam o cortante que tinha sido adicionado em 2018: “um corte efetuado no cartão em formato de meio lua que permite às pessoas cegas ou com baixa visão identificarem o lado correto para utilização do mesmo”, explica a SIBS.
Rodrigo Santos, considera este projeto “um passo importante não só para as pessoas cegas ou com baixa visão, e para todos os que lhes são mais próximos, mas também para a consciencialização da comunidade sobre a importância do acesso igual e acessível a todos”. O Para o presidente da Direção Nacional da ACAPO, com esta solução “um maior número de entidades poderão adotar no seu dia a dia práticas inclusivas, quer para a informação que produzem quer para o relacionamento com os seus clientes”, acrescenta.
14 Fevereiro 2023
Atualidade