Artigo Técnico por Ricardo Batista

Imagem da notícia: Artigo Técnico por Ricardo Batista

“O tratamento antirreflexo está tão intrínseco na nossa prática, e associado à compra de lentes oftálmicas, que acabamos por nos esquecer dos seus fundamentos base e as suas inovações ao longo dos anos.

Os primeiros tratamentos antirreflexo surgiram no século XIX e tinham como objetivo aumentar a durabilidade das lentes, facilitar a sua limpeza, melhorar a visibilidade dos olhos do utilizador e, mais relevante ainda, reduzir os reflexos tanto na superfície anterior como posterior da lente.

Todos os materiais, incluindo a superfície polida e transparente das lentes oftálmicas, refletem luz, à semelhança do que acontece com um espelho. Contudo, a % de luz refletida varia segundo o índice de refração do material, quanto mais elevado o índice de refração maior reflexão de luz.

Tanto a superfície anterior como a posterior das lentes oftálmicas refletem luz. Este fenómeno, para além de inestético, é limitador da visão, reduzindo a qualidade da visão do utilizador”.

Pode ler o artigo técnico de Ricardo Batista na revista OftalPro 60.

19 Abril 2023
Lentes e Equipamentos

`

Notícias relacionadas

Shamir com lentes inovadoras de controlo da miopia

O lançamento das lentes Shamir Optimee assume-se como mais um marco na já longa tradição da Shamir em apostar no desenvolvimento de lentes inovadoras de alto desempenho, com uma clara aposta na qualidade de vida das crianças. A OftalPro marcou presença nos dois momentos e traz-lhe os pormenores deste lançamento.

Ler mais 10 Abril 2024
Lentes e Equipamentos