Estudo revela ligação entre dois sistemas de memória

Imagem da notícia: Estudo revela ligação entre dois sistemas de memória

Para além de contributos teóricos para modelos da memória humana, os resultados desta investigação poderão ser úteis no desenvolvimento de estratégias psicoeducativas e práticas clínicas na avaliação e reabilitação da memória.

“Existe a necessidade de uma avaliação mais precoce, diferencial e compreensiva, que inclua os diversos tipos de memórias, sobretudo na população idosa. O conhecimento detalhado destas funções permitirá o desenvolvimento de estratégias de estimulação a explorar a interação entre estas memória através dos mecanismos de compensação”, conclui Cristiane Souza.

No âmbito desta investigação foi também validada para a população portuguesa uma base de dados de imagens reais de objetos, a RealPic, e ainda uma base de dados de nomes próprios para pessoas e lugares, que poderão ser utilizadas em investigações futuras.

Mais em OftalPro 61.

24 Julho 2023
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Os desafios dos CEO’s para 2024

A consultora americana McKinsey & Company consolidou as opiniões que surgiram das conversas com centenas de CEO’s e agregaram um conjunto de dados sobre como as empresas podem fazer melhor para a sociedade, as comunidades e os funcionários.

Ler mais 1 Março 2024
Estudos e Investigação