2024 com novo modelo de organização do SNS

Imagem da notícia: 2024 com novo modelo de organização do SNS

Após publicação em Diário da República, o despacho determina “a utilização destas novas ferramentas e a constituição de uma equipa de projeto responsável pela sua operacionalização”. De acordo com o SNS, no final da década de 1980, Portugal foi “pioneiro a nível europeu na adoção dos primeiros mecanismos de análise da população para efeitos de modelação das necessidades em saúde”.

“Trata-se agora de complementar a utilização do sistema de classificação de doentes designado por casemix, que tinha por base apenas os diagnósticos hospitalares, com tecnologias de estratificação de risco mais avançadas, que permitem identificar o ‘risco’, ou a maior probabilidade, de uma utilização futura de serviços de saúde com base num leque mais variado de informações, como diagnósticos, prescrições clínicas ou historial de prestações de cuidados de saúde”, explicou o SNS em comunicado.

Com a análise desta informação – sempre de forma anonima – será possível ao país obter “um retrato das necessidades em saúde da população e os serviços passarão a dispor de elementos preditivos sobre os utentes que servem, identificando-se subgrupos populacionais com necessidades em saúde específicas”.

Estes instrumentos serão “especialmente relevantes no apoio à atividade das Unidades Locais de Saúde”, com o novo modelo de organização do SNS – em vigor no início de 2024 – tendo já esta análise como uma das componentes do financiamento.

28 Dezembro 2023
Sociedade

`

Notícias relacionadas

Seeing AI: a app para pessoas com deficiência visual

Criada em 2017, a aplicação Seeing AI da Microsoft, destinada a pessoas com deficiência visual, passou os últimos seis anos com suporte exclusivo para dispositivos iOS. A aplicação está agora disponível para utilizadores de Android.

Ler mais 17 Janeiro 2024
Sociedade

2024: Medicina personalizada ocupa o centro das atenções

Para a revista Forbes, 2024 será o ano da medicina personalizada. Planos de tratamento personalizados, tecnologias de edição genética como CRISPR e diagnósticos rápidos revolucionam os cuidados de saúde, prometendo melhores resultados para os pacientes e eficiência de recursos.

Ler mais 26 Dezembro 2023
Sociedade

Utopia ou realidade? O Futuro da sociedade em debate no Fórum 2050

O Fórum 2050, promovido pela Universidade do Porto e pelo PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, onde se insere nas atividades do projeto Lab2050, realizou-se a 28 de outubro, na Reitoria da Universidade do Porto.

Ler mais 2 Novembro 2023
Sociedade