Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

Imagem da notícia: Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Shamir Optical Portugal realizou um rastreio visual na zona do Porto. A amostra foi de, aproximadamente, quatro dezenas de pessoas e demonstrou que mais de metade dos inquiridos utiliza óculos, indicando uma prevalência significativa de correção visual na população. A análise detalhada revelou que 62% daqueles que usam óculos necessitam de fazer uma atualização da sua prescrição, sugerindo uma possível subutilização de óculos adequados entre os inquiridos.

É de salientar, ainda, que 75% dos inquiridos que não utilizam óculos admitiram ter dificuldades visuais. Este dado ressalta a importância da consciencialização e do acesso a rastreios visuais para identificar e abordar as necessidades visuais. Relativamente à faixa etária, esta também desempenha um papel significativo, visto que 66% dos inquiridos apresentou uma idade superior a 60 anos. Dados que destacam a importância de reforçar a aposta em programas de rastreio visual direcionados para faixas etárias mais elevadas, considerando as necessidades específicas de cuidados visuais desse grupo.

Os resultados do estudo realizado pela Shamir apontam para a importância de ações preventivas e educativas no âmbito da saúde visual, visando alertar para a correção visual e incentivando a adoção de medidas corretivas adequadas. Estas conclusões servirão, assim, como base para iniciativas futuras destinadas a promover uma melhor saúde ocular da população portuguesa.

4 Janeiro 2024
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia