IMC 2024: EssilorLuxottica com novos tópicos sobre miopia
A EssilorLuxottica contribuiu significativamente para o diálogo científico na Conferência Internacional de Miopia 2024, realizada de 23 a 28 de setembro em Changsha e Sanya, China. O evento apresentou um programa científico abrangente, focado em tópicos-chave como a gestão holística da miopia, incluindo a prevenção, o diagnóstico e a terapia combinada.
Como um aspeto central da sua participação na Conferência Internacional de Miopia (IMC, na sigla em inglês), a EssilorLuxottica apresentou a sua abordagem holística de gestão da miopia. Esta estratégia alarga o foco dos cuidados com a miopia para incluir não só o diagnóstico e o tratamento, mas também a sensibilização, a formação, a prevenção e o acompanhamento a longo prazo. O objetivo é fazer a transição da gestão passiva para a prevenção proativa, assegurando cuidados abrangentes e personalizados para crianças e adolescentes.
Principais destaques da conferência
O programa científico da EssilorLuxottica incluiu sete apresentações por especialistas de renome, juntamente com oito posters científicos da equipa de I&D e nove de parceiros, apresentando as mais recentes investigações e avanços no diagnóstico, prevenção e gestão da miopia, incluindo soluções inovadoras como as lentes Essilor Stellest.
Os destaques do evento pré-IMC incluíram os resultados de um estudo de Bao Jinhua (China), ao longo de cinco anos, sobre as lentes de óculos HAL, demonstrando a sua eficácia a longo prazo no controlo da miopia. Mark Bullimore (EUA) discutiu abordagens inovadoras para a avaliação da eficácia em ensaios clínicos de controlo da miopia, oferecendo novas perspetivas sobre a avaliação dos resultados do tratamento, enquanto Bryan Sim (Singapura) apresentou o primeiro estudo prospetivo global independente que combina uma dose baixa de atropina com lentes Essilor Stellest em crianças.
Foco na prevenção da miopia
Um dos principais focos do IMC foi a prevenção da miopia, com contribuições significativas de Zhou Xingtao e Chen Zhi (China). O seu recente ensaio clínico aleatório1 demonstrou que as lentes de óculos altamentes asféricas reduziram significativamente o alongamento do comprimento axial em crianças pré-miópicas que usavam as lentes durante mais de 30 horas por semana, estabelecendo uma clara relação dose-resposta. Esta descoberta significativa apoia a nova evidência da utilização de lentes planas Essilor Stellest para a prevenção da miopia em crianças.
Inovações e caminhos futuros na gestão da miopia
Norbert Gorny, diretor científico da EssilorLuxottica, proferiu uma palestra sobre o futuro da gestão da miopia em 2034, na qual salientou a mudança para discussões a nível celular relativamente aos mecanismos da miopia para melhorar a nossa compreensão da doença e das suas intervenções. Wee Sing Ong, R&D EssilorLuxottica (Singapura), apresentou resultados preliminares sobre o algoritmo Vision-R™ 800 para refração subjetiva, oferecendo alternativas viáveis à refração cicloplégica. A investigação apresentada por Sarah Goethals, do departamento I&D da EssilorLuxottica (França) revelou que células ganglionares específicas da retina podem detetar a desfocagem através da análise do contraste espacial local. Esta descoberta melhora a compreensão da forma como a retina modela o crescimento do olho e poderá melhorar o desenvolvimento de lentes de progressão para o controlo da miopia, associando as propriedades óticas a estratégias de gestão eficazes. Ranjay Chakraborty (Austrália) partilhou conhecimentos sobre o impacto da luz azul no desenvolvimento da miopia.
Além disso, Olga Prenat, diretora de assuntos médicos e profissionais da EssilorLuxottica, participou numa Cimeira Global de Saúde Pública sobre a miopia, com a participação da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira. A conferência assinalou também o 60º aniversário da IMC e a EssilorLuxottica contribuiu para as celebrações com um vídeo patrocinado que apresentava as principais mentes na investigação da miopia, refletindo sobre o passado, o progresso atual e as direções futuras na gestão da miopia.
Referência
1.Zhe Zhang, Li Zeng, Dantong Gu, Bingjie Wang, Pauline Kang, Kathleen Watt, Jiaqi Zhou, Xueyi Zhou, Zhuoyi Chen, Danjuan Yang, Can Chen, Xiaoying Wang, Xingtao Zhou, Zhi Chen, Spectacle
Lenses With Highly Aspherical Lenslets for Slowing Axial Elongation and Refractive Change in Low-Hyperopic Chinese Children: A Randomized Controlled Trial, American Journal of Ophthalmology,
Volume 269, 2025, Pages 60-68, ISSN 0002-9394, https://doi.org/10.1016/j.ajo.2024.08.020.
21 Outubro 2024
Oftalmologia