Tiago Oliveira conquista Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Imagem da notícia: Tiago Oliveira conquista Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Tiago Gil Oliveira, investigador da Escola de Medicina da Universidade do Minho, neuroradiologista no Hospital de Braga, foi este ano o distinguido, com o seu trabalho sobre os mistérios da suscetibilidade regional do cérebro à neurodegeneração na doença de Alzheimer.

O estudo, intitulado “Desvendando os mistérios da suscetibilidade regional do cérebro à neurodegeneração na doença de Alzheimer: da neuropatologia à ressonância magnética cerebral”, mostrou que “certas regiões do cérebro são afetadas de maneira diferente pelas várias proteínas tóxicas responsáveis pela doença de Alzheimer”, lê-se em publicação da Universidade do Minho.

Tiago Gil Oliveira considera “uma grande honra” receber o Prémio BIAL de Medicina Clínica, ao qual apresentou o estudo “Desvendando os mistérios da suscetibilidade regional do cérebro à neurodegeneração na doença de Alzheimer: da neuropatologia à ressonância magnética cerebral”. “Nos últimos anos, tenho mantido as carreiras paralelas enquanto médico, professor e investigador, o que traz grandes desafios. Para manter a investigação a um alto nível, é necessário fazer um grande esforço pessoal e espero que momentos como este contribuam para criar a nível institucional uma verdadeira carreira de médico-investigador”, realça o premiado à mesma publicação.

Tiago Gil Oliveira nasceu há 40 anos em Guimarães. Fez o mestrado/doutoramento em Medicina pelas universidades do Minho e de Columbia, nos EUA. Venceu o Prémio Pfizer 2022, atribuído por esta farmacêutica e pela Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa. Preside a Sociedade Portuguesa de Neurociências e tem coordenado projetos científicos financiados por entidades como a Brain & Behavior Research Foundation, nos EUA.

14 Fevereiro 2025
Prémios

`

Notícias relacionadas

Candidaturas abertas para o Prémio Maria de Sousa

A 5ª edição do Prémio Maria de Sousa vai apoiar até cinco jovens investigadores científicos portugueses até aos 35 anos, residentes em Portugal ou no estrangeiro, com projetos na área das ciências da saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência. As candidaturas encerram a 31 de maio de 2025.

Ler mais 27 Janeiro 2025
Prémios

Médico português distinguido com o 2024 Research Fund da EANS

O médico do Serviço de Neurocirurgia da ULS São João, Manuel Pinto, foi distinguido com o 2024 Research Fund da European Association of Neurosurgical Societies (EANS), pelo projeto "Electrophysiological characterization of the microlesion effect after deep brain stimulation in patients with Parkinson’s disease".

Ler mais 22 Novembro 2024
Prémios