OftalPro 67

Numa conversa exclusiva, Pedro Menéres fala do momento atual da Sociedade que agora preside, os projetos da direção para o próximo biénio e o diagnóstico da oftalmologia, dentro e fora de portas.
Começamos 2025 com uma entrevista alargada ao recentemente empossado presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO): Pedro Menéres. Com uma única lista a votos no congresso realizado em dezembro no Algarve, a nova estrutura assumiu funções a 5 de janeiro deste ano.
A par desta grande entrevista, não poderíamos deixar de destacar o 67º Congresso da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, realizado de 5 a 7 de dezembro, no Tivoli Marina Vilamoura. A grande novidade desta edição foi o facto de não ter tema associado, tornando-se assim num “congresso para todos os oftalmologistas, qualquer que seja a sua área de atuação ou preferência”. A cerimónia de abertura, na qual a OftalPro marcou presença, foi protagonizada por Rita Flores, presidente cessante da SPO, Joana Tavares Ferreira, presidente do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos, e Fernando Falcão-Reis, presidente honorário deste congresso.
A par do Congresso Nacional de Oftalmologia, o Restaurante Maloca da Tuttapanna, em Quarteira, foi palco do evento “Olho Seco e Superfície Ocular Externa 360º”, organizado pela Bausch + Lomb. Este encontro reuniu especialistas e profissionais de saúde visual, promovendo a partilha de conhecimentos sobre as mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento do olho seco e de condições relacionadas com a superfície ocular externa.
Falando agora do futuro, está a chegar o III Congresso de Gestão e Empreendedorismo para Profissionais de Saúde, o maior evento em Portugal dedicado à gestão e empreendedorismo nesta área. Organizado pela Academia Negócios de Saúde, o congresso ocorrerá nos dias 4 e 5 de abril, no CNEMA, em Santarém.
Isto e muito mais na sua OftalPro. Obrigada por continuar desse lado, a acompanhar o nosso trabalho.
A OftalPro 67 está disponível para assinatura.
14 Fevereiro 2025
Revista