UMinho lidera nas patentes em Portugal

Imagem da notícia: UMinho lidera nas patentes em Portugal

A Universidade do Minho (UMinho) é a instituição nacional com mais pedidos de “famílias de patentes”, segundo o “Barómetro Inventa 2024 – Patentes Made in Portugal”, que foi recentemente divulgado pela consultora Inventa International. Os 29 registos da academia incluem inovações em áreas como medicina, biotecnologia, condução autónoma, fabricação, produção e construção, entre outras.  

Neste ranking, que analisou o ano 2022, destacam-se a seguir as universidades de Aveiro, de Lisboa (ambas com 28 famílias de patentes) e de Coimbra (25), o Raiz – Instituto de investigação da Floresta e do Papel (23), a Universidade do Porto (20) e a Bosch (19), uma empresa que mantém, há mais de uma década, uma intensa colaboração em projetos de I&D&I com a UMinho. 

O relatório revela também que a maioria dos pedidos de patentes nacionais foi efetuada por instituições de ensino superior e 90% deles com ligação às regiões Norte, Centro e Lisboa. Entre 2012 e 2022, Portugal cresceu 1.7% ao ano nos pedidos de patente, sendo que a nível internacional cresceu mais do dobro nesse período (de 420 para 1019 pedidos). As áreas mais dinâmicas incluem farmacêutica, tecnologia médica, biotecnologia e tecnologia computacional, com os EUA, seguindo-se a Europa, a China e o Canadá a liderarem as geografias-alvo. 

17 Fevereiro 2025
Atualidade

`

Notícias relacionadas

APOR: 25º Congresso marcado para Aveiro

O 25º Congresso Nacional de Ortoptistas acontecerá em Aveiro, entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, reunindo profissionais, pesquisadores e indústrias do setor para discutir avanços e desafios na ortóptica.

Ler mais 11 Março 2025
Atualidade

Goldfarma comemora duas décadas

Foi há 20 anos que a empresa iniciou a sua atividade no mercado da saúde em Portugal, pelas mãos de Vasco Pinto. Com a celebração do aniversário, a Goldfarma vai alterar o rebranding da marca.

Ler mais 24 Fevereiro 2025
Atualidade