Nova lente intraocular autofocus

Imagem da notícia: Nova lente intraocular autofocus

A mais recente inovação no campo da oftalmologia tornou possível melhorar a visão de pacientes submetidos a cirurgia de catarata e presbiopia. Graças à nova lente intraocular acomodatícia (AIOL) “Lumina“, estes pacientes “poderão recuperar toda a sua gama de visão e acomodação sem ter de usar óculos, permitindo-lhes também ver imagens nítidas a todas as distâncias, incluindo close-up”, refere nota de Dr. Jorge Alió.

Desde 2024, a lente “Lumina” é comercializada na Europa com a marca CE. O Professor de Oftalmologia e Investigador Honorário da Universidade Miguel Hernández (UMH) de Elche já implantou mais de 250 lentes nos sucessivos estudos clínicos realizados.

“É um avanço científico para a recuperação total ou parcial da acomodação fisiológica, sendo o passo final na reabilitação da cirurgia de catarata tal como é realizada atualmente”, explica Jorge Alió. A novidade reside na sua “implantação no sulco ciliar, ao contrário de outras lentes intraoculares acomodativas (AIOLs) que são implantadas na bolsa capsular. Desta forma, progrediu-se na recuperação da acomodação real na pseudofáquia que, até agora, era o principal objetivo que a moderna cirurgia de catarata com implante de lente intraocular (LIO) não tinha alcançado”.

A lente “Lumina”, com ótica variável de alta qualidade, é baseada no princípio ótico de Alvarez, que ganhou o Prémio Nobel de Física em 1953. Ensaios clínicos “confirmaram a sua segurança e eficácia ótica, tornando-a a alternativa às lentes multifocais (MIOLs) e lentes intraoculares de profundidade de foco estendida (EDOF) na correção da afaquia”.

“O Lumina é o primeiro AIOL que demonstrou consistentemente um aumento na resposta acomodativa durante pelo menos 48 meses do estudo, com acomodação preservada após capsulotomia a laser YAG”, diz Jorge Alió.

Outra das suas vantagens “é o design de lentes que são precisamente adaptadas ao paciente graças ao seu próprio software de cálculo de potência ótica”. O diâmetro da lente é “personalizado para cada olho usando o dispositivo especializado AkkoScope®, um método que já provou a sua eficácia.”

1 Abril 2025
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Uveíte pesa na qualidade de vida visual, sugere estudo

Um trabalho realizado em Lisboa, entre janeiro e março de 2024, aponta para uma relação entre a uveíte e uma pior qualidade de vida visual, com reflexo nas rotinas diárias, na condução e no bem-estar psicossocial.

Ler mais 5 Outubro 2026
Estudos e Investigação

Nutrição e glaucoma: evidência para a prática clínica

Um dos estudos mais robustos nesta área foi conduzido por Kang et al., numa análise prospetiva de 25 anos baseada no Nurses’ Health Study e no Health Professionals Follow-Up Study. A investigação incluiu mais de 100 mil participantes sem diagnóstico inicial de glaucoma, todos com idade superior a 40 anos e seguimento oftalmológico regular.  

Ler mais 2 Outubro 2026
Estudos e Investigação