Tecnologia de IA ajuda navegação e orientação de pessoas cegas

Imagem da notícia: Tecnologia de IA ajuda navegação e orientação de pessoas cegas

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma tecnologia a partir de um sistema que utiliza algoritmos de Inteligência Artificial (IA) que ajuda a navegação de pessoas cegas ou com deficiências visuais. Esta tecnologia converte informações visuais em sinais sensoriais, segundo uma publicação na Nature Machine Intelligence de investigadores da Universidade Jiao Tong de Xangai.

“Apresentamos um sistema de tecnologia vestível multimodal centrado no utilizador que melhora o uso combinando inovações de ‘software’ e ‘hardware'”, disseram à revista os autores do estudo.

Os cientistas desenvolveram um algoritmo de IA que processa o vídeo de uma câmara, incorporado nos óculos usados pelos utilizadores, para determinar um percurso livre de obstáculos. Através de uns auscultadores de condução óssea, podem ser enviados sinais auditivos e comandos sobre o ambiente à frente do sujeito.

Estes auscultadores enviam o som através dos ossos do crânio, deixando os ouvidos livres para ouvir outros sons importantes no ambiente que rodeia o indivíduo.

Os investigadores também criaram peles artificiais elásticas para os pulsos, que enviam sinais de vibração ao utilizador para orientar a direção do movimento e evitar objetos laterais.

O dispositivo foi testado com robôs humanoides e participantes cegos e com baixa visão em ambientes virtuais e reais, tendo sido observadas melhorias significativas nas suas tarefas de navegação, como a capacidade de evitar obstáculos ao atravessar um labirinto e de alcançar e agarrar um objeto.

“Esta investigação abre caminho a sistemas de assistência visual de fácil utilização e oferece formas alternativas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, acrescentam os autores no seu artigo.

Foto de CDC na Unsplash

17 Abril 2025
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Nova lente intraocular autofocus

Jorge Alió está envolvido há 14 anos no desenvolvimento da inovadora lente intraocular acomodativa (AIOL) "Lumina". É o único oftalmologista em Espanha a implantar esta lente, que se adapta ao paciente para restaurar toda a sua amplitude de visão, em casos de catarata e presbiopia.

Ler mais 1 Abril 2025
Estudos e Investigação

Oftalmologia: mercado farmacêutico deverá crescer até 2035

De acordo com o relatório “Ophthalmic Drugs Market Report 2025-2035”, publicado pela Research and Markets, prevê-se que as receitas mundiais do mercado dos medicamentos oftálmicos, em termos de valor, ultrapassem os 35 mil milhões de dólares em 2025, com um forte crescimento das receitas até 2035. 

Ler mais 19 Março 2025
Estudos e Investigação