AIBILI marca presença no EURETINA Special Focus Meeting – AI in Retina

Imagem da notícia: AIBILI marca presença no EURETINA Special Focus Meeting – AI in Retina

A AIBILI marcou presença no EURETINA Special Focus Meeting – Artificial Intelligence in Retina, um encontro internacional que reuniu especialistas clínicos, investigadores e representantes da indústria para discutir o impacto crescente da inteligência artificial (IA) na área da retina e na prática oftalmológica.

A instituição foi representada por Luís Mendes e Nicole Duarte, que participaram ativamente nas sessões dedicadas à aplicação da IA no diagnóstico e monitorização de patologias retinianas. Durante o evento, Luís Mendes apresentou o póster intitulado “Modelos de IA Interpretável e Análise SHAP para a Progressão da NPDR: Perspetivas do Estudo CHART”.

Este trabalho resulta de uma colaboração multidisciplinar que integra peritos em cuidados clínicos, imagiologia retiniana e ciência de dados. O estudo centra-se na criação e validação de modelos de inteligência artificial capazes de realizar a classificação automática da retinopatia diabética não proliferativa (NPDR), fornecendo simultaneamente explicações transparentes sobre os fatores associados à progressão da doença.

A participação da AIBILI neste encontro sublinha o seu compromisso em promover investigação de excelência e transferir conhecimento científico para a prática clínica, contribuindo assim para o avanço da oftalmologia apoiada por tecnologias emergentes.

Imagem: AIBILI

17 Março 2026
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Jorge Alió preside ao Congresso KOLOR 2026

Em Nice, o médico oftalmologista apresentou os mais recentes desenvolvimentos em queratopigmentação terapêutica e cosmética a especialistas internacionais em cirurgia ocular avançada.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

ULSAC assinala Dia Mundial da Ortóptica

No âmbito do Dia Mundial da Ortóptica, assinalado a 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) destacou o trabalho desenvolvido pela sua Equipa de Ortóptica, composta por 10 profissionais que asseguram cuidados especializados tanto nos Cuidados de Saúde Primários como nos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Ler mais 15 Junho 2026
Atualidade