SPO “De Olho na Cultura” destaca Francisco Goya

Imagem da notícia: SPO “De Olho na Cultura” destaca Francisco Goya

Num artigo publicado no site da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, intitulado “A arte como último olhar”, o médico oftalmologista Walter Rodrigues explica que “quando a visão falha, o olhar pode tornar-se ainda mais profundo”.

Francisco José de Goya y Lucentes nasceu em Fuendetodos, Aragão, era filho de José Benito de Goya y Franque e de Gracia y Lucentes Salvador. É considerado o mais importante artista espanhol do final do século XVIII e início do séc. XIX. Trabalhou como pintor da Corte da Coroa Espanhola em 1786, retratista, cronista e inovador radical na gravura e tapeçarias em estilo Rococó projetados para o Palácio Real.

É frequentemente chamado “o último dos Velhos Mestres e o primeiro dos modernos”. Influenciou profundamente artistas como Manet, Picasso e os modernistas. Inicialmente ganhava a vida como dourador, especializado em arte sacra e decoração de igrejas. Em 1763 e 1766 submeteu seus trabalhos para a Real Academia de Belas Artes de São Fernando, mas ambas foram negadas.

Foi para Roma, então capital da cultura da Europa, tendo regressado a Saragoça em 1771. Entre 1792 e começo de 1793, Goya sofreu uma doença grave que o deixou temporariamente paralisado, parcialmente cego e permanentemente surdo, transformando radicalmente a sua visão do mundo e a sua pintura. Tornou-se retraído e introspetivo enquanto a direção e o tom do seu trabalho mudaram, e fez uma série de gravuras publicadas em 1799 chamadas Caprichos.

Artigo completo aqui.

31 Agosto 2026
Sociedade

`

Notícias relacionadas

SPO “De Olho na Cultura” destaca Camões

Num artigo publicado no site da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, intitulado “Camões, a perda de um olho e a visão da modernidade”, a médica oftalmologista Cátia Azenha revela algumas curiosidades sobre "o maior poeta português".

Ler mais 23 Setembro 2026
Sociedade

SPO “De Olho na Cultura” destaca Tomás de Aquino

Num artigo publicado no site da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, a médica oftalmologista Inês Leal explica que a "visio beatifica é o destino final do ser humano: ver Deus tal como Ele é, diretamente, sem mediação, comparação ou analogia".

Ler mais 5 Agosto 2026
Sociedade

SPO “De Olho na Cultura” destaca Bono Vox

Num artigo publicado no site da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, intitulado “Bono Vox: Música, Visão e Consciência”, o médico oftalmologista Fernando Trancoso Vaz fala-nos do vocalista da banda irlandesa U2 e "uma das figuras mais marcantes da música contemporânea".

Ler mais 17 Julho 2026
Sociedade