Candidaturas abertas para o Prémio Maria de Sousa 2026

Imagem da notícia: Candidaturas abertas para o Prémio Maria de Sousa 2026

A 6ª edição do Prémio Maria de Sousa vai apoiar até cinco jovens investigadores portugueses na área das Ciências da Saúde. Cada projeto de investigação selecionado para apoio receberá até um montante máximo de 150 mil euros e as candidaturas encerram a 31 de maio de 2026.

O júri é composto por: Rui Costa, Miguel Castelo-Branco, Diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) da Universidade de Coimbra; Maria Manuel Mota, CEO do Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular; Joana Palha, Professora Catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho; e João Relvas, investigador no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

Criado em 2021, o prémio tem como objetivo reconhecer e apoiar investigação científica de excelência, exigindo que os projetos incluam obrigatoriamente um período de estágio num Centro Internacional de Excelência. Poderão ser selecionados até cinco vencedores, independentemente de residirem em Portugal ou no estrangeiro.

O galardão presta homenagem a Maria de Sousa, uma das figuras mais marcantes da ciência portuguesa, cujo contributo teve impacto duradouro no desenvolvimento da investigação científica e académica a nível nacional e internacional.

19 Janeiro 2026
Prémios

`

Notícias relacionadas