Prémio Bial: Menções Honrosas para investigações em oftalmologia

Imagem da notícia: Prémio Bial: Menções Honrosas para investigações em oftalmologia

Decorreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa a cerimónia de entrega do Prémio Bial de Medicina Clínica 2024, que atribuiu duas menções honrosas, no valor de 10 mil euros cada, foram entregues a dois projetos de investigação na área da Oftalmologia.

A primeira foi atribuída ao projeto “Centro de Rastreio e Exame Ocular com Recursos de Inteligência Artificial”, dos autores Luís Abegão Pinto, Joana Tavares Ferreira e Quirina Tavares Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, que apresenta uma abordagem inovadora para a deteção de doenças oculares, como glaucoma e retinopatia diabética, através do recurso à Inteligência Artificial. Utilizando uma simples fotografia, o sistema consegue identificar sinais precoces dessas patologias, permitindo um encaminhamento rápido e eficiente para tratamento especializado.

De acordo com o que foi publicado no site da SPO, este projeto alcançou uma taxa de 90% de eficácia na deteção de doenças oculares, podendo vir a contribuir para diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes, trazendo também para o sistema de saúde um elevado potencial de custo-benefício.

A segunda distinção foi para o trabalho “Degenerescência Macular da Idade – A Primeira Causa de Cegueira Irreversível em Portugal”, dos investigadores José Paulo Andrade e Ângela Carneiro, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da Unidade Local de Saúde de São João, que estuda o impacto da degenerescência macular da idade (DMI) na população portuguesa.

O estudo destaca que a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo o consumo regular de frutas, vegetais e peixe, aliado à prática de exercício físico, pode desempenhar um papel protetor na saúde ocular. Por outro lado, evidencia a importância de evitar hábitos prejudiciais, como o tabagismo, e reforça a necessidade de intervenção precoce por meio de rastreios regulares. Esta abordagem integrada pode contribuir para reduzir significativamente os casos de cegueira irreversível associados à doença.

Imagens: SPO

20 Fevereiro 2025
Prémios

`

Notícias relacionadas

Candidaturas abertas para o Prémio Maria de Sousa

A 5ª edição do Prémio Maria de Sousa vai apoiar até cinco jovens investigadores científicos portugueses até aos 35 anos, residentes em Portugal ou no estrangeiro, com projetos na área das ciências da saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência. As candidaturas encerram a 31 de maio de 2025.

Ler mais 27 Janeiro 2025
Prémios

Médico português distinguido com o 2024 Research Fund da EANS

O médico do Serviço de Neurocirurgia da ULS São João, Manuel Pinto, foi distinguido com o 2024 Research Fund da European Association of Neurosurgical Societies (EANS), pelo projeto "Electrophysiological characterization of the microlesion effect after deep brain stimulation in patients with Parkinson’s disease".

Ler mais 22 Novembro 2024
Prémios