Santen lança medicamento Catiolanze® emulsão em Portugal

Imagem da notícia: Santen lança medicamento Catiolanze® emulsão em Portugal

A Santen lança em Portugal o medicamento Catiolanze® (latanoprost 50 μg/mL em emulsão catiónica), um inovador latanoprost em monoterapia. Este lançamento é precedido pela autorização de comercialização concedida pela Comissão Europeia em novembro de 2023, após a recomendação positiva de aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em setembro de 2023. 

Trata-se de uma inovadora formulação de latanoprost 50 μg/mL sem conservantes, em emulsão catiónica, que proporciona um benefício duplo: reduz eficazmente a pressão intraocular (PIO) ao mesmo tempo que melhora a superfície ocular em doentes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular.1–3 

A grande maioria dos doentes com glaucoma sofrem ou podem vir a sofrer de uma doença da superfície ocular (DSO), o que pode reduzir a adesão ao tratamento.4,5* Este facto afeta negativamente a qualidade de vida do doente, com pior controlo da pressão intraocular e possível progressão do glaucoma.4–6 

“Com o latanoprost incluído numa emulsão catiónica que imita o filme lacrimal saudável, o lançamento do Catiolanze® colírio em emulsão marca um novo passo no tratamento de primeira linha do glaucoma, representando uma novidade entre as formulações de latanoprost sem conservantes, benéfica para todos os doentes com glaucoma”, explica o Dr. João Breda, médico especialista em Oftalmologia no ULS São João – Porto. “A evidência clínica demonstrou que o Catiolanze® reduz a PIO de forma eficaz e proporciona uma melhoria da superfície ocular. O lançamento em Portugal representa um novo passo no tratamento com latanoprost sem conservantes e na primeira linha de tratamento do glaucoma”. 

A DSO concomitante continua a ser um desafio para os doentes com glaucoma, havendo assim uma necessidade efetiva de tratamentos que reduzam eficazmente a PIO e, ao mesmo tempo, melhorem os sinais e sintomas da DSO. O Catiolanze® é uma evolução da monoterapia com latanoprost, administrado numa nanoemulsão catiónica patenteada. Esta tecnologia, desenvolvida pela Santen, melhora as propriedades da camada lipídica do filme lacrimal e proporciona benefícios para a superfície ocular.1,3,7,8 Esta tecnologia também é utilizada no mecanismo de ação de outros produtos comercializados pela Santen em mais de 30 países, incluindo produtos como lágrimas artificiais e outros para a doença do olho seco. 

“Com 135 anos de história, a Santen é uma empresa farmacêutica dedicada a transformar a saúde ocular e o bem-estar dos pacientes. Através de tratamentos inovadores como este, estamos a construir um futuro mais saudável e inclusivo para todos”, comenta Bruno Figueiredo, country manager da Santen em Portugal. 

“Estamos muito satisfeitos por lançar este produto em toda a Europa, ajudando a melhorar a vida dos doentes com glaucoma. Este medicamento em emulsão oferece um duplo benefício comprovado: reduzir a pressão intraocular e melhorar a superfície ocular”, afirma.  

Este colírio em emulsão é uma opção terapêutica adequada para o doente, porque é administrado apenas uma vez por dia e é isento de conservantes.1,2 Além disso, demonstrou ser bem tolerado², com alta satisfação entre os doentes. Nos ensaios clínicos, 98,4% dos doentes consideraram o tratamento “satisfatório” ou “muito satisfatório”, conforme demonstrado no estudo pivotal, aleatorizado e controlado (aguarda publicação).2 

*48–59% com base nos sintomas; 22–78% com base nos sinais.⁴ 
Versus 90,5% para o grupo de latanoprost com conservantes.² 
Objetivo primário: alteração da PIO desde o início até à semana 12 no pico (09:00) e vale (16:00) da PIO entre os dois grupos de tratamento. A margem de não-inferioridade foi: ≤1,5 mmHg IC 95% para a diferença entre os grupos de tratamento.² 
§Objetivos secundários chave: alteração desde o início até à semana 12 na pontuação de CFS em doentes com uma pontuação inicial de ≥1.²  

Referências 

  1. Catiolanze® (latanoprost 50 μg/mL colírio, emulsão). RCM https://www.ema.europa.eu/pt/documents/product-information/catiolanze-epar-product-information_pt.pdf 
  1. Oddone F et al. Abstract da Presentação oral “A Phase 3, randomised study of treatment outcomes with preservative-free latanoprost cationic emulsion and preserved-latanoprost solution in open-angle glaucoma and ocular hypertension”. Congresso da Sociedade Europeia da Oftalmologia (SOE) 2023. Disponível em https://www.professionalabstracts.com/soe2023/eBook/#11. Estudio pendiente de publicación. 
  1. Lallemand F, et al. Successfully improving ocular drug delivery using the cationic nanoemulsion, Novasorb. J Drug Deliv 2012;2012:604204.  
  1. Kolko M, et al. Impact of glaucoma medications on the ocular surface and how ocular surface disease can influence glaucoma treatment. Ocul Surf 2023;29:456–68. 
  1. Kaštelan S, et al. How ocular surface disease impacts the glaucoma treatment outcome. Biomed Res Int 2013;2013:696328. 
  1. Thompson AC, et al. Relationship between electronically measured medication adherence and vision-related quality of life in a cohort of patients with open-angle glaucoma. BMJ Open Ophthalmol 2018;3:e000114.  
  1. Daull P, et al. Novasorb® cationic nanoemulsion and latanoprost: The ideal combination for glaucoma management? Glauc Open Access 2017;2:107.  
  1. Daull P, et al. Benefits of cetalkonium chloride cationic oil-in-water nanoemulsions for topical ophthalmic drug delivery. J Pharm Pharmacol 2014;66:531–41.  
  1. Sakata R, et al. Prostaglandin-associated periorbitopathy syndrome (PAPS): Addressing an unmet clinical need. Semin Ophthalmol 2022;37:447–54. 
  1.  Winkler NS, Fautsch MP. Effects of prostaglandin analogues on aqueous humor outflow pathways. J Ocul Pharmacol Ther 2014;30:102–9. 
  1.  Daull P, et al. Use of a cationic emulsion of latanoprost to treat glaucoma patients with ocular surface disease: A preclinical review. J Ocul Pharmacol Ther 2023;39:240–51. 
  1.  Sutradhar KB, Amin ML. Nanoemulsions: Increasing possibilities in drug delivery. Eur J Nanomed 2013;5:97–110. 

Saiba tudo sobre as Características do Medicamento de Catiolanze® na revista OftalPro 67.

19 Fevereiro 2025
Atualidade

`

Notícias relacionadas

APOR: 25º Congresso marcado para Aveiro

O 25º Congresso Nacional de Ortoptistas acontecerá em Aveiro, entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, reunindo profissionais, pesquisadores e indústrias do setor para discutir avanços e desafios na ortóptica.

Ler mais 11 Março 2025
Atualidade

Goldfarma comemora duas décadas

Foi há 20 anos que a empresa iniciou a sua atividade no mercado da saúde em Portugal, pelas mãos de Vasco Pinto. Com a celebração do aniversário, a Goldfarma vai alterar o rebranding da marca.

Ler mais 24 Fevereiro 2025
Atualidade