Um serviço versátil no Norte

Imagem da notícia: Um serviço versátil no Norte

O chefe da Secção de Córnea e Superfície Ocular do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santo António, no Porto, Paulo Torres, explicou-nos em entrevista como funciona o Programa de Transplante de Córnea desta unidade.

“Observamos e estudamos os doentes que são referenciados para a Secção por outras consultas do nosso Serviço e de outras instituições hospitalares, decidimos qual o tipo de transplante a serem submetidos, introduzimo-los em diferentes listas de espera que são geridas de acordo com o tempo de inscrição, tipo de patologia e urgência clínica dos diversos casos”.

“Realizamos vários tipos de cirurgia e fazemos depois todo o ‘follow-up’. Temos um banco de olhos acoplado, onde estão armazenadas as córneas dadoras de cadáver, sendo estas sempre estudadas no que respeita à sua viabilidade celular, transparência e segurança microbiológica. Nesta Secção trabalham comigo o Dr. Luís Oliveira e o Dr. Miguel Gomes”.

Saiba mais na OftalPro 29!

3 Junho 2015
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Uma boa relação não se constrói numa consulta isolada”

Na oftalmologia pediátrica, onde tratar é também saber escutar e tranquilizar, o tempo ganha outro peso — na relação com as famílias, no acompanhamento das crianças e na própria vida de quem cuida. Paulo Freitas da Costa, oftalmologista pediátrico, fala-nos da singularidade da relação médico-doente.

Ler mais 4 Setembro 2026
Entrevistas