O que é e para que serve o tratamento BLU PROTEC UV?

Imagem da notícia: O que é e para que serve o tratamento BLU PROTEC UV?

A KODAK LENS, uma marca de lentes oftálmicas com décadas de investigação e desenvolvimento e produzida pelo maior fabricante de lentes oftálmicas do mundo, apresenta um completo portefólio de soluções técnicas que permite responder a todas as necessidades daqueles que necessitam de usar óculos graduados.

Hoje, com a proliferação de todo o tipo de dispositivos digitais, luzes LED, incluindo faróis de automóveis e até lâmpadas eficientes em termos energéticos, a exposição à luz visível azul entre os 380 e 440 nm, também conhecida como luz visível de alta energia (HEV), é constante e intensa. Este aumento de exposição à luz azul HEV potencia a fadiga ocular, dores de cabeça e até a rutura dos padrões de sono normais (ritmos circadianos).

Por estas razões, os nossos olhos precisam de mais proteção do que nunca. Por outro lado, outro tipo de luz, não visível (inferior a 380nm) e que é bastante prejudicial à saúde, é a ultravioleta (UV) e os raios UV refletidos são tão perigosos como os que nos chegam diretamente. Cerca de 50% dos raios UV que alcançam os nossos olhos são procedentes do reflexo nas superfícies que nos rodeiam:

A água reflete até 100%.
A neve reflete até 85%.
A areia seca e o betão refletem até 25%.
A relva reflete até 3%.

E quais os impactos negativos da exposição dos nossos olhos à luz UV?

Os olhos são os únicos tecidos internos do corpo expostos directamente aos raios UV.
90% do envelhecimento prematuro visível é produzido por danos provocados pelos raios UV.
Os raios UV aceleram o aparecimento de cataratas.
A exposição anual aos raios UV em crianças é 3 vezes superior comparativamente à exposição em adultos. Grande parte desta exposição ocorre antes dos 20 anos de idade.

Saiba mais na OftalPro 39.

20 Dezembro 2017
Lentes e Equipamentos

`

Notícias relacionadas

Óculos com IA prometem autonomia a pessoas cegas

Apresentados na feira tecnológica CES 2026 em Las Vegas, óculos equipados com inteligência artificial capazes de replicar as funções básicas de um cão-guia estão a atrair atenção internacional.

Ler mais 16 Janeiro 2026
Lentes e Equipamentos

Shamir Portugal celebra 25 anos

Fundada em 2000 em Vila do Conde, a Shamir Portugal destaca-se como uma referência no setor da visão português com mais de 38 milhões de lentes produzidas até agora e uma produção diária atual de 11 mil lentes.

Ler mais 4 Dezembro 2025
Lentes e Equipamentos