Fundação BIAL reformula Prémio BIAL

Imagem da notícia: Fundação BIAL reformula Prémio BIAL

A Fundação BIAL vai lançar um novo Prémio na área da biomedicina, o BIAL Award in Biomedicine. A primeira edição deste Prémio decorrerá em 2019 e vai distinguir uma obra publicada a partir de 1 de janeiro de 2010, de índole biomédica, que traduza um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica.

Este novo prémio terá um valor monetário de 300 mil euros e será atribuído em anos alternados com o Prémio BIAL de Medicina Clínica, este último orientado para distinguir um trabalho original, de índole médica, dirigido à prática clínica e em que pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa.

Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, explica esta reformulação, enfatizando que a Fundação BIAL “pretendeu, por um lado, continuar a premiar a investigação que é feita por médicos portugueses no contexto da prática clínica, isto é, a investigação que traduz o dia-a-dia dos hospitais, dos centros de saúde e que assume uma importância primordial para os doentes”.

O responsável acrescenta que, “por outro lado, e ao criar o BIAL Award in Biomedicine, que assume uma dimensão internacional, a Fundação BIAL quis distinguir o que de mais notável, de mais relevante foi descoberto na área biomédica e que marca não só o presente, como também marcará o futuro da medicina”.

O BIAL Award in Biomedicine conta com o apoio do Presidente da República Portuguesa, do European Research Council, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association.

21 Dezembro 2017
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade