Detetar doenças cardíacas através dos olhos?

Imagem da notícia: Detetar doenças cardíacas através dos olhos?

Investigadores da Google dizem ter criado um algoritmo, que faz uso de tecnologias associadas à inteligência artificial, capaz de detetar problemas cardíacos através dos olhos.

Segundo um documento, publicado pela Google no Nature Journal Biomedical Engineering, depois de ser realizado um scan à parte de trás do olho (isto porque a parede interior traseira dos olhos está repleta de vasos sanguíneos que refletem a saúde geral do corpo), o algoritmo é capaz de deduzir, com muita precisão, a idade do paciente, a pressão arterial e até é capaz de informar se o paciente fuma ou não.

Tais dados podem ser posteriormente usados para prever, por exemplo, o risco de um determinado paciente sofrer um ataque cardíaco. Num estudo à imagem da retina de dois pacientes, o algoritmo da Google conseguiu acertar em 70% das tentativas realizadas no paciente que tinha sofrido um acidente cardiovascular.

Saiba mais no portal da Sapo, aqui.

21 Fevereiro 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

“O glaucoma pediátrico exige uma rede que vá muito além da clínica”

A Associação Nacional de Glaucoma Pediátrico (ANGP) apoia crianças com glaucoma pediátrico e as suas famílias, numa área ainda marcada por falta de informação e acompanhamento. Em entrevista à OftalPro, a presidente Dora Rolo destaca os principais desafios em Portugal, o papel da associação e a importância da colaboração com a comunidade médica.

Ler mais 25 Março 2026
EntrevistasOftalmologia

Leiria recebe Eyelimpics 2026

No próximo dia 11 de abril de 2026, o Hotel Palace Monte Real, em Leiria, recebe o Eyelimpics 2026, uma iniciativa dedicada à formação avançada em Oftalmologia, com foco nos campos visuais, glaucoma e neuroftalmologia.

Ler mais 24 Março 2026
Eventos e FormaçãoOftalmologia