“O objetivo é ter médicos aptos a liderar equipas”

Imagem da notícia: “O objetivo é ter médicos aptos a liderar equipas”

João de Deus, distinguido como uma das personalidades mais influentes na área da saúde a nível mundial na categoria Associações e Federações, vai coordenar a criação de uma academia na área da certificação e formação em liderança clínica na Europa.

OftalPro: Este ano irá coordenar na Europa a criação de uma academia na área da certificação e formação em liderança clínica. Em que irá consistir este projeto?
João de Deus: A ideia surgiu-me um pouco na sequência do que existe já na Europa no âmbito das especialidades médicas. Ou seja, procuramos uma certificação europeia na área da liderança clínica, como já existe nos Estados Unidos. Pretendemos ter os chamados requisitos europeus para os médicos obterem esta certificação, fazendo duas coisas diferentes: para quem ache que já tem esses requisitos, serão avaliados curricularmente de acordo com as suas capacidades de liderança; para os outros faremos formação em parceria com a União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), que já tem o know-how destes boards europeus, mas também com algumas universidades que têm uma graduação ou pós-graduação nesta área clínica. O objetivo é não só terem um diploma, mas para que de acordo com esta certificação estejam aptos a liderar equipas, departamentos, serviços e unidades. Dar uma arma aos próprios governos para que escolham médicos especializados, que obtenham melhores resultados nas várias unidades que irão liderar.

OF: Como consegue liderar tantos projetos ao mesmo tempo?
JdD: Gostaria, garantidamente, que os dias tivessem mais de 24 horas para poder dedicar-me ainda mais a tantas atividades (risos). Não é fácil, é muito à custa de roubar tempo à família. Não gosto de me considerar workaholic, mas alguém que gosta de se empenhar em projetos com algum interesse. Não deixo de jogar futebol aos domingos, mas gostava de ter mais tempo para mim… porém, não me consigo imaginar a deixar de trabalhar, de ver os meus doentes, de operar. Costumo dizer que mesmo depois de me reformar, irei continuar a trabalhar.

Saiba mais na OftalPro 40.

23 Fevereiro 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“O glaucoma pediátrico exige uma rede que vá muito além da clínica”

A Associação Nacional de Glaucoma Pediátrico (ANGP) apoia crianças com glaucoma pediátrico e as suas famílias, numa área ainda marcada por falta de informação e acompanhamento. Em entrevista à OftalPro, a presidente Dora Rolo destaca os principais desafios em Portugal, o papel da associação e a importância da colaboração com a comunidade médica.

Ler mais 25 Março 2026
EntrevistasOftalmologia

“Este projeto é uma mudança de paradigma completa”

A criação do primeiro Banco de Córneas de Cultura em Portugal permitiu à ULSSA mais do que duplicar o número de transplantes e reduzir drasticamente as listas de espera. Segundo Luís Oliveira, coordenador do programa de transplante de córnea, esta mudança de paradigma encurtou os tempos de espera, melhorou a qualidade dos tecidos disponíveis e abriu caminho à redução da dependência da importação de córneas.

Ler mais 19 Março 2026
Entrevistas