SPO realiza congresso inédito no espaço virtual

Imagem da notícia: SPO realiza congresso inédito no espaço virtual

Pela primeira vez na sua história, o Congresso Português de Oftalmologia foi realizado em formato online. As habituais paisagens algarvias foram substituídas pelos ecrãs de computador, algo inédito e completamente diferente de tudo o que se fez nas edições anteriores. No entanto, a excelência científica manteve-se inalterada. Uma vez que foi impossibilitada a assistência da OftalPro, deixamos aqui a mensagem transmitida por Falcão Reis, o então presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), ainda antes do congresso.

Fruto das condicionantes impostas pela pandemia, o 63º Congresso da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia teve lugar no espaço virtual nos dias 11 e 12 de dezembro de 2020. “É a primeira vez na história da nossa sociedade que tal acontece. A realização de uma reunião virtual colocou problemas novos para os quais foi necessário encontrar soluções inovadoras. A direção, em junho deste ano, tinha pronto um programa provisório no convencimento de que seria possível realizar o 63º congresso, nos moldes habituais, em Vilamoura. Entretanto, a direção tinha vindo a adiar as reuniões dos grupos na confiança de ser ainda possível a realização de reuniões presenciais mais tarde no decorrer do ano. Com o agravamento da situação sanitária tornou-se inevitável o cancelamento dessas reuniões. Constatamos também que a decisão de adiamento não terá sido a mais adequada porque a pandemia, apesar de ter abrandado no verão, voltou em força nos últimos meses do ano. Por esta razão abandonámos a intenção de adiar o congresso para os primeiros meses de 2021. Apenas em outubro, com o agravar da situação pandémica, e perdida a ilusão de realizar presencialmente o congresso, foi feita a opção definitiva por uma reunião virtual”, começa por explicar Falcão Reis, o ainda presidente da SPO à data do evento.

A reunião virtual, necessariamente mais limitada, obrigou a uma redução do programa-tipo que tem vindo a ser replicado nos últimos anos. “Resolvemos manter as comunicações livres pela relevância que assumem nos currículos dos internos e para responder às legítimas expectativas dos colegas que enviaram os trabalhos dentro dos prazos determinados. Resolvemos, ainda, dar espaço aos grupos da SPO para organizarem mini-reuniões que pudessem, ainda que de modo sofrível, minimizar o impacto negativo da anulação das reuniões científicas que os grupos promovem anualmente. Conseguimos manter o interesse da indústria na realização dos simpósios e de mini-simpósios, o que sempre constituiu um contributo importante para o equilíbrio financeiro do congresso”. Assim, o 63º Português de Oftalmologia – ou primeira Reunião Virtual da SPO – desenvolveu-se em três vertentes: comunicações livres, espaços dos grupos e simpósios.

Saiba mais na próxima edição da OftalPro, brevemente disponível.

30 Dezembro 2020
Eventos e Formação

`

Notícias relacionadas

Curso de Oculoplástica da SPO estreia com forte adesão

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) realizou, no passado dia 20 de junho, a 1.ª edição do Curso de Formação Avançada em Oculoplástica, Órbita e Vias Lacrimais, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Ler mais 13 Julho 2026
Eventos e Formação

Jorge Alió debate reconhecimento pela íris nos EUA

O oftalmologista foi o único representante da área clínica convidado para a reunião anual do Iris Experts Group, onde apresentou os avanços da queratopigmentação e discutiu o impacto desta técnica nos sistemas de reconhecimento biométrico pela íris.

Ler mais 10 Julho 2026
Eventos e Formação

Atualização e inovação marcam I Jornadas de Oftalmologia

As I Jornadas de Oftalmologia Trofa Saúde, que decorreram a 27 de junho, reuniram especialistas nacionais e internacionais para um dia de partilha de conhecimento e discussão científica em torno da evolução da Oftalmologia. Subordinado ao tema "Atualização e Inovação", o encontro destacou os mais recentes avanços no diagnóstico, tratamento e abordagem cirúrgica das principais patologias oculares.

Ler mais 1 Julho 2026
Eventos e Formação