Dyslexie, uma tipografia especial

Imagem da notícia: Dyslexie, uma tipografia especial

Christian Boer é ‘designer’ gráfico holandês e é disléxico. Decidiu criar uma tipografia especial destinada a facilitar a vida de pessoas com o mesmo problema.

O novo tipo de letra – o Dyslexie -, de acordo com um estudo independente da Universidade de Twente, na Holanda, funciona mesmo. Os resultados foram confirmados após 21 alunos com dislexia testarem a nova tipografia e, quando liam textos escritos, cometiam menos erros.

Um dos grandes problemas apontados é a semelhança entre as letras, como o “p” e o “q”, o “d” e o “b”, o “m” e o “n”. Uma das características mais marcantes deste tipo de letra é um “peso” extra, acrescentado às suas pontas de modo a torná-las mais carregadas, o que, segundo Boer, pode ajudar significativamente no momento da leitura.

No entanto, Boer sublinha que o Dyslexie não é “uma cura, mas pode funcionar como uma espécie de cadeira de rodas”.

 

24 Janeiro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia