Cirurgia transforma olhos castanhos em azuis

Imagem da notícia: Cirurgia transforma olhos castanhos em azuis

O investigador Gregg Homer, da Califórnia, garante conseguir transformar olhos castanhos em olhos azuis numa cirurgia que demora cerca de 20 segundos.

De acordo com o investigador, o procedimento utiliza o laser para remover a melanina, o pigmento que dá cor à pele. O norte-americano refere que até as pessoas com olhos escuros têm pigmentação azul sob a camada castanha e que, por isso, utilizam um laser, configurado numa frequência específica, que apenas remove o pigmento da superfície da íris.

No entanto, o presidente do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, Florindo Esperancinha, afirmou ao jornal Sol que esta cirurgia “destrói tecidos intra-oculares” e só tem desvantagens. O médico diz que a intervenção pode até “provocar um glaucoma pigmentar”.

O oftalmologista português refere que a validação deste procedimento implica ainda vários estudos e sublinha que o próprio investigador norte-americano fez um apelo para reunir fundos para a continuar o estudo.

 

 

25 Janeiro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO promove Reunião Conjunta

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Vidago Palace Hotel recebeu a Reunião Conjunta dos Grupos Portugueses de Retina e Vítreo e Patologia Oncológica e Genética Ocular, organizada pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Ler mais 10 Novembro 2025
Atualidade

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade