“Excelência” para o futuro da investigação nacional
Leonor Parreira, secretária de Estado da Ciência, anunciou que o recrutamento de investigadores doutorados será aberto a investigadores nacionais e estrangeiros.
“O recrutamento de investigadores de alto nível vai ser feito por competição nacional. A competição será aberta. E, seguindo as recomendações da União Europeia e do European Research Council, o foco será o indivíduo” disse, adiantando que os candidatos concorrerem a um contrato de trabalho por cinco anos, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), para além de poderem escolher a instituição onde pretendem trabalhar.
“Criar condições para que os melhores não saiam, porque é neles que reside a solução da própria situação económica do país, e atrair gente de grande qualidade” são os grandes objetivos deste Ministério e da recém-empossada direção da FCT.
Neste sentido, Leonor Parreira sustentou que é necessário trilhar um caminho “estrita e exclusivamente dirigido para a excelência. Tem de se investir nos melhores”, reforça, defendendo que o acesso aos fundos existentes será “mais exigente”, manifestando-se sobre o concurso nacional aberto recentemente pela FCT.
22 Março 2012
Atualidade