“Excelência” para o futuro da investigação nacional

Imagem da notícia: “Excelência” para o futuro da investigação nacional

Leonor Parreira, secretária de Estado da Ciência, anunciou que o recrutamento de investigadores doutorados será aberto a investigadores nacionais e estrangeiros.

“O recrutamento de investigadores de alto nível vai ser feito por competição nacional. A competição será aberta. E, seguindo as recomendações da União Europeia e do European Research Council, o foco será o indivíduo” disse, adiantando que os candidatos concorrerem a um contrato de trabalho por cinco anos, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), para além de poderem escolher a instituição onde pretendem trabalhar. 

“Criar condições para que os melhores não saiam, porque é neles que reside a solução da própria situação económica do país, e atrair gente de grande qualidade” são os grandes objetivos deste Ministério e da recém-empossada direção da FCT.

Neste sentido, Leonor Parreira sustentou que é necessário trilhar um caminho “estrita e exclusivamente dirigido para a excelência. Tem de se investir nos melhores”, reforça, defendendo que o acesso aos fundos existentes será “mais exigente”, manifestando-se sobre o concurso nacional aberto recentemente pela FCT.

22 Março 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia