Lançada plataforma para promover ensaios clínicos em Portugal

Imagem da notícia: Lançada plataforma para promover ensaios clínicos em Portugal

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) lançou recentemente a Plataforma Nacional de Ensaios Clínicos (PNEC) para aumentar o número destes testes em Portugal, depois de constatar uma redução desde 2008.

Atualmente, estão a decorrer 330 ensaios, sendo as principais áreas envolvidas a oncologia (40 por cento), doenças infeciosas e as doenças do sistema nervoso (ambas com 11 por cento).

Fátima Pimentel, do Infarmed, explica que a Plataforma tem como objetivos estratégicos identificar e resolver os principais problemas e constrangimentos à realização de ensaios clínicos com medicamentos, promover a realização da investigação clínica e aumentar o número de ensaios de fases mais precoces.

Os grandes centros hospitalares “são os que mais contribuem para os ensaios”. Na distribuição de ensaios por centros hospitalares entre 2006 e 2011, o centro hospitalar da Universidade de Coimbra lidera com 158, seguindo-se o centro hospitalar de Lisboa Norte com 135 e o centro hospitalar do Porto, com 98.

23 Março 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade