Toxoplasmose e herpes podem prejudicar visão

Imagem da notícia: Toxoplasmose e herpes podem prejudicar visão

Doenças como a toxoplasmose e a herpes podem atingir e prejudicar a visão do ser humano. Fotofobia, dor, diminuição da visão e vermelhidão nos olhos são alguns dos sintomas da toxoplasmose ocular, doença transmitida pelo parasita toxoplasma gondii, que pode alojar-se na retina e provocar lesões graves.

O germe causador da toxoplasmose pode ser contraído de várias formas, sendo que entre as mais comuns estão a ingestão de alimentos contaminados, como verduras, legumes, água, carnes de porco mal cozinhadas e pela passagem do parasita pela placenta.

Outra doença que também pode afetar perigosamente a visão é a herpes. O vírus, que atinge várias partes do corpo, também pode chegar aos olhos. “Todo os portadores da doença podem ter os olhos atingidos. A herpes ocular pode causar desde pequenas vesículas, inchaços e vermelhidão das pálpebras, como lesões na córnea e até inflamações na íris, o que pode comprometer a visão. O vírus é transmitido por contacto direto com pessoas contaminadas.

 

20 Março 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade