Toxoplasmose e herpes podem prejudicar visão

Imagem da notícia: Toxoplasmose e herpes podem prejudicar visão

Doenças como a toxoplasmose e a herpes podem atingir e prejudicar a visão do ser humano. Fotofobia, dor, diminuição da visão e vermelhidão nos olhos são alguns dos sintomas da toxoplasmose ocular, doença transmitida pelo parasita toxoplasma gondii, que pode alojar-se na retina e provocar lesões graves.

O germe causador da toxoplasmose pode ser contraído de várias formas, sendo que entre as mais comuns estão a ingestão de alimentos contaminados, como verduras, legumes, água, carnes de porco mal cozinhadas e pela passagem do parasita pela placenta.

Outra doença que também pode afetar perigosamente a visão é a herpes. O vírus, que atinge várias partes do corpo, também pode chegar aos olhos. “Todo os portadores da doença podem ter os olhos atingidos. A herpes ocular pode causar desde pequenas vesículas, inchaços e vermelhidão das pálpebras, como lesões na córnea e até inflamações na íris, o que pode comprometer a visão. O vírus é transmitido por contacto direto com pessoas contaminadas.

 

20 Março 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Oftalmologia marca presença na MIDO 2023

A conferência "Oftalmologia, óptica e optometria: as novas tecnologias e o futuro", será um dos motivos a ter em conta na edição deste ano da exposição internacional MIDO, que se realiza de 4 a 6 de fevereiro, em Milão, Itália.

Ler mais 23 Janeiro 2023
Atualidade

Qual o Futuro da Tecnologia nos Cuidados de Saúde?

A tecnologia e inovação estão de mãos dadas e vão acelerar durante o resto da década à medida que as empresas, os governos e os indivíduos se adaptarem às novas realidades, como a deslocalização, descarbonização, demografia e tensões geopolíticas.

Ler mais 20 Janeiro 2023
Atualidade