Praticar exercício físico protege a visão

Imagem da notícia: Praticar exercício físico protege a visão

Uma fisiologista da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, garante que fazer exercício físico e manter-se ativo ao longo da vida evita doenças visuais e protege contra fatores risco associados ao glaucoma.

Jennifer Yip acompanhou, durante 17 anos, 5.650 voluntários e verificou que o grupo das pessoas que praticava exercício físico regularmente apresentava uma menor pressão intraocular.

Há, de facto, teorias que defendem que a atividade física facilita a drenagem do humor aquoso, líquido que preenche e nutre parte do globo ocular, agora comprovadas com este estudo, cujos resultados foram divulgados no site da Revista Saúde.

Durante o estudo, ficou ainda provado pela fisiologista inglesa que o abastecimento de sangue nos olhos de quem foge do sedentarismo é mais eficaz, protegendo-o do glaucoma.

 

 

19 Março 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Telemedicina continua a “criar ondas” na oftalmologia

A pandemia de Covid-19 está a transformar a forma como a medicina é praticada em todo o mundo. Novas alternativas para o modus operandi da prestação de cuidados de saúde tradicionais têm sido escolhidas durante estes tempos incertos.

Ler mais 22 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia