Lentes de contacto podem medir níveis de glicose

Imagem da notícia: Lentes de contacto podem medir níveis de glicose

Aliados às novas tecnologias, os cientistas estudam agora novos métodos para medir os níveis de glicose. De facto, lentes de contato, tatuagens fluorescentes e luz infravermelha podem tornar-se nas novas formas de medir a glicose.

De acordo com a ideia desenvolvida no laboratório Microsoft Research Connections, em parceria com a Universidade de Washington, as lentes de contacto, equipadas com sensores especiais, irão permitir monitorar os níveis de glicose através dos fluidos lacrimais.

O método é simples, já que basta colocar as lentes durante o dia e esperar que os sensores detetem alguma alteração. Esta informação é depois enviada para um computador ou um ‘smartphone’ através de ‘wireless’.

16 Março 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade