Filtros UV evitam danos oculares

Imagem da notícia: Filtros UV evitam danos oculares

Segundo um estudo britânico realizado na Universidade de Aston, os óculos de sol sem filtros ultravioletas nas lentes, não protegem de modo adequado os olhos, sendo que estes podem fazer mais mal do que bem.

James Wolffsohn, membro do grupo de cientistas explica que “o problema reside no sistema ótico do olho cujas lentes servem como um amplificador da luz que incide lateralmente. Então, a luz quando incide de lado é amplificada, cerca de vinte vezes, durante o tempo que demora a atravessar o olho”.

Os investigadores afirmam que para evitar danos oculares é essencial usar óculos de sol com filtros de raios ultravioletas.

 

13 Julho 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que inclui uma categoria para alunos cegos e amblíopes, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação.

Ler mais 24 Novembro 2020
Atualidade

Investigadores testam IA no diagnóstico da Covid-19

Uma equipa de investigadores, constituída por portugueses e brasileiros, vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da Covid-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

Ler mais 20 Novembro 2020
Atualidade