Rato de computador transformado num simples olhar

Imagem da notícia: Rato de computador transformado num simples olhar

Investigadores do College de Londres desenvolveram um sistema que permite interagir com o monitor do computador através do olhar.

Esta nova tecnologia é composta por um dispositivo que rastreia o movimento dos olhos e um ‘software’ inteligente que permite aos usuários controlar o cursor sem necessidade de rato, só com o movimento dos olhos.

A invenção pode ser uma ajuda importante para milhares de pessoas com dificuldades de mobilidade, como doentes com esclerose múltipla, parkinson, distrofia muscular, lesões medulares ou pessoas sem membros. Assim, passariam a interagir com os computadores sem problemas.

Formada por duas câmaras de vídeo e um par de óculos, a tecnologia poderá ser comercializada dentro de dos anos. As câmaras obtêm constantemente imagens dos olhos, captando o lugar para onde se dirigem as pupilas; a partir daí o programa determina para que parte do ecrã está a pessoa a olhar.

19 Julho 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade