Bio Retina devolve visão a pessoas cegas

Imagem da notícia: Bio Retina devolve visão a pessoas cegas

A empresa Nano-Retina está a desenvolver um implante ocular revolucionário que tem potencial para devolver a visão a pessoas cegas, de uma forma imediata e através de um processo simples.

Os ensaios clínicos deverão começar já no próximo ano, no entanto, é certo que esta inovação, denominada Bio Retina, poderá ser implantada sob anestesia local e oferecerá ao paciente a capacidade de ver a preto e branco como num monitor de computador.

“A implantação do dispositivo demora 30 minutos, requerendo apenas à anestesia local, e trata-se de uma pequena incisão e da colagem à retina danificada”, esclarece a empresa ao jornal Daily Mail, adiantando que, depois do procedimento, a visão é recuperada instantaneamente, demorando cerca de uma semana até à recuperação total.

Este dispositivo, que incorpora vários minúsculos componentes do tamanho da unha de uma criança, foi concebido para doentes que sofram de degeneração macular relacionada com a idade, bem como de glaucoma e cataratas.

23 Julho 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade