“Tempo biológico” mais fácil de determinar

Imagem da notícia: “Tempo biológico” mais fácil de determinar

Um grupo de investigadores japoneses desenvolveu um método alternativo para determinar o horário interno do corpo, também designado por “tempo biológico” ou ritmo circadiano, construindo o que designaram como calendário molecular.

A nova abordagem trabalha a partir de uma amostra de sangue para determinar os níveis de mais de 50 hormônios, metabólitos e aminoácidos gerados pela atividade biológica, bastando duas amostras de sangue, recolhidas num período de 24 horas.

A técnica foi aferida através do método tradicional baseado na melatonina,

tendo ambos os resultados mostrado a mesma hora no relógio biológico de voluntários.

Espera-se que o método permita sincronizar a aplicação dos medicamentos, sobretudo em tratamentos mais intensos.

 

24 Outubro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade

OftalPro completa 15 anos

A revista dirigida aos profissionais da oftalmologia alcança em 2024 o seu 15º aniversário. Nascida em 2009, a OftalPro publicou já 65 edições da sua revista, vincada pela aposta na publicação em papel, sem nunca descurar o contacto mais direto e imediato proporcionado pelas novas tecnologias que avançaram na sociedade desde a sua criação.

Ler mais 20 Junho 2024
Atualidade