Transmissão de doenças genéticas poderá ser evitada

Imagem da notícia: Transmissão de doenças genéticas poderá ser evitada

Uma nova técnica que poderá evitar o aparecimento de doenças genéticas de herança materna foi descoberta por um grupo de cientistas internacional.

Os investigadores conseguiram substituir o material genético deformado por outro livre de mutações defeituosas proveniente de uma dadora, obtendo um óvulo capaz de produzir blastócitos (embriões com cinco ou seis dias de vida) com normalidade e células estaminais, as células que dão origem a outras.

Assim, o bebé que vier a nascer deste óvulo vai ter os traços genéticos da sua mãe biológica, mas não receberá as doenças que possam ter sido transmitidas pela progenitora, uma vez que terá o ADN mitocondrial (material genético localizado fora do núcleo das células) da dadora.

Antes da experiência com óvulos humanos, a equipa tinha já conseguido aplicar a sua técnica em óvulos de fêmeas de macacos que fertilizaram posteriormente, levando ao nascimento de quatro crias perfeitamente saudáveis.

 

7 Novembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade