Doenças sistémicas e vários medicamentos são inimigos da visão

Imagem da notícia: Doenças sistémicas e vários medicamentos são inimigos da visão

As doenças sistémicas e os respetivos tratamentos podem influenciar a qualidade da visão e até mesmo deteriorar a saúde ocular. O alerta, proferido no Dia Mundial da Visão, é da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e da Ordem dos Médicos.

“É o caso da diabetes e outras doenças endócrinas, a hipertensão, doenças neurológicas, reumatológicas e dermatológicas, infeções, entre outras”, exemplifica a presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Manuela Carmona, citada pelo jornal As Beiras.

Medicamentos para as patologias reumáticas, psicotrópicos, ansiolíticos, corticoides e antiarrítmicos são alguns dos exemplos apontados pela especialista, que podem revelar sintomas como “a visão turva, o olho seco, olho vermelho, a dificuldade em focar e alteração da visão cromática”.

 

5 Novembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

EssilorLuxottica entra no setor cirúrgico

A EssilorLuxottica e a MidEuropa firmaram um acordo para a EssilorLuxottica adquirir a Optegra, a plataforma integrada de oftalmologia que opera no Reino Unido, República Checa, Polónia, Eslováquia e Holanda.

Ler mais 27 Junho 2025
Atualidade

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade