Primeiro europeu com Síndrome de Down a obter uma licenciatura

Imagem da notícia: Primeiro europeu com Síndrome de Down a obter uma licenciatura

O cidadão espanhol, de 37 anos, Pablo Pineda, é o primeiro europeu com Síndrome de Down a obter um título universitário: uma licenciatura em Pedagogia.

Pineda, protagonista do filme “Yo, También”, de 2009, está já a concluir um segundo diploma na mesma área. É apontado pela BBC como um exemplo de uma geração que vem rompendo as limitações, apesar de ser considerado uma exceção pela Associação Britânica de Síndrome de Down.

Em entrevista, alerta que é necessário um sistema de ensino “mais rico, mais plural, diverso, uma sociedade com valores melhores”, que não encare a doença “como um problema ou defeito”; e vai mais além: “há tantas coisas a serem mudadas. Mas, em vez disso, preferem sustentar-nos, manter-nos em associações para não haver mudança”.

20 Dezembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade