Primeiro europeu com Síndrome de Down a obter uma licenciatura

Imagem da notícia: Primeiro europeu com Síndrome de Down a obter uma licenciatura

O cidadão espanhol, de 37 anos, Pablo Pineda, é o primeiro europeu com Síndrome de Down a obter um título universitário: uma licenciatura em Pedagogia.

Pineda, protagonista do filme “Yo, También”, de 2009, está já a concluir um segundo diploma na mesma área. É apontado pela BBC como um exemplo de uma geração que vem rompendo as limitações, apesar de ser considerado uma exceção pela Associação Britânica de Síndrome de Down.

Em entrevista, alerta que é necessário um sistema de ensino “mais rico, mais plural, diverso, uma sociedade com valores melhores”, que não encare a doença “como um problema ou defeito”; e vai mais além: “há tantas coisas a serem mudadas. Mas, em vez disso, preferem sustentar-nos, manter-nos em associações para não haver mudança”.

20 Dezembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril) que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia