Autarquias lusas premiadas pela OMS
As autarquias de Póvoa de Lanhoso, Maia e Fôz Coa foram distinguidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o título de território amigo dos idosos.
Os três municípios portugueses receberam o respetivo diploma no mês de janeiro, em Genebra, na Suíça, pelas mãos do Diretor da Missão da Europa na OMS, John Beard.
Ao longo de cerca de dois anos, os três municípios desenvolveram, com o apoio da Associação Vencer o Tempo, o projeto “Vencer o tempo nas 7 cidades”, que procurou seguir e trabalhar todos os requisitos constantes do Guia das Cidades Amigas dos Idosos.
Para o fazer, durante aquele período, foram ouvidos os seniores de cada autarquia, e promoveu-se a relação afetiva entre jovens e idosos através de uma ação denominada “O Meu Amigo Sénior” e avaliaram-se também infraestruturas e avaliações para uma maior mobilidade de todos os cidadãos, em particular os mais velhos.
Em comunicado, Manuel Baptista, autarca povense, congratulou-se com o reconhecimento internacional e com a integração nesta rede global, que considerou um “enorme orgulho” e um “estímulo” para a continuação do desenvolvimento de projetos e práticas de valorização para os idosos.
28 Janeiro 2013
Atualidade