Visão de ratos é restaurada

Imagem da notícia: Visão de ratos é restaurada

Uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford conseguiu restaurar a visão de ratinhos de laboratório completamente cegos com uma injeção de células foto-recetoras capazes de se converterem em bases de uma retina assim que entram no olho.

De acordo com o portal Ciência Hoje, este pode ser mais um passo importante para se combater a cegueira que afeta 45 milhões de pessoas em todo o mundo. Os ratos sofriam de retinite pigmentosa, uma doença que provoca perda gradual das células foto-recetoras da retina encarregadas de permitir a visão em condições de baixa luminosidade, o que faz com que não se consiga ver a diferença entre a luz e a escuridão. Apesar de não ser isto que provoca todos os casos de cegueira a descoberta poderá ser uma esperança para muitas pessoas com doenças oculares degenerativas.

No estudo, os investigadores utilizaram ratos com carência total de células foto-recetoras na retina e com a injeção conseguiram recriar toda a estrutura da mesma. “É a primeira prova de que é possível reconstruir toda a camada foto-recetora”, explica Robert MacLaren, em declarações à BBC.

Falta conseguir resultados idênticos em humanos. Para isso, os investigadores estão já a realizar ensaios com células-mãe embrionárias humanas no Moorfields Eye Hospital, de Londres. Os primeiros testes estão a ser realizados em pacientes com a doença de Stargardt, uma forma de degeneração macular, sendo que os resultados preliminares sugerem que a técnica é segura. No entanto, os responsáveis pela novidade referem que serão necessários vários anos para que se consiga obter resultados fiáveis.

30 Janeiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril) que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia