Almoçar tarde pode engordar

Imagem da notícia: Almoçar tarde pode engordar

Das 420 pessoas analisadas, a maioria mulheres com excesso de peso que estão num programa de emagrecimento, as que almoçam tarde perderam menos 25 por cento do que as almoçam na hora recomendada, após um período de 20 semanas.

O estudo, conduzido pelo Brigham and Women’s Hospital em conjunto com a Universidade de Múrcia, Espanha, obetiveram estes resultados independente do número de calorias que ambos os grupos ingerem por dia, atividade física e horas de sono, que não diferiam. São habitualmente influentes do peso. As mulheres tinham recomendações do que comer de cada grupo alimentar, como o número de porções dos alimentos, mas não sabiam era a que a momentos do dia deviam comer.

Porém, os cientistas apenas encontraram uma associação, não causa-efeito. No futuro, pretendem recrutar pessoas ao acaso, para comerem a certas alturas do dia e registar os resultados.

As mulheres relataram aos investigadores o quanto comiam e exercício físico praticado, o que pode ter causado algumas incoerências no estudo. Exatamente como o ‘timing’ das refeições afeta o peso não se sabe, mas os investigadores pensam que está relacionado com o metabolismo.

Um estudo do ano passado, do Salk Institute for Biological Studie de San Diego, EUA, obteve resultados semelhantes em ratos, onde os investigadores alimentaram dois grupos destes animais. Um comeu sem restrições e engordou, o outro em períodos de 8 horas, mas ambos foram alimentados com o mesmo número de calorias. Daí que os cientistas tenham concluído que uma alimentação controlada cronologicamente seja a mais saudável. Os que comiam a toda a hora desregularam o sistema metabólico, daí que tenham engordado.

Como o almoço é das refeições mais importantes em Espanha, não se sabe também se os mesmos resultados são verificáveis noutros países, como Inglaterra ou EUA, onde o almoço é mais leve em comparação a por exemplo o pequeno-almoço. Como esta é a refeição em que comem mais, dá-lhes uma sensação de estômago cheio mais duradora.

7 Fevereiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Dia Mundial do Oftalmologista

A data visa homenagear os profissionais da saúde ocular e reforçar a importância dos cuidados preventivos com a visão. Em Portugal, profissionais e entidades oficiais relembram um apelo à população: “não adie a visita ao oftalmologista”.

Ler mais 7 Maio 2025
Atualidade

Joaquim Murta recebe distinção

O coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro.

Ler mais 9 Abril 2025
Atualidade

Santen lança medicamento Catiolanze® emulsão em Portugal

Este lançamento é precedido pela autorização de comercialização concedida pela Comissão Europeia em novembro de 2023, após a recomendação positiva de aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em setembro de 2023.

Ler mais 7 Abril 2025
Atualidade