Despesas com saúde na UE caem pela primeira em décadas

Imagem da notícia: Despesas com saúde na UE caem pela primeira em décadas

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), recentemente divulgado, as despesas com saúde caíram em 2010 em toda a UE, o que acontece pela primeira vez desde 1975.

O documento revela que a percentagem do PIB dispendido em saúde nos Estados-membros é em média nove por cento. Portugal estava em 2010 ligeiramente acima da média, com 10,7 por cento.

O documento alerta que a redução ou abrandamento da despesa poderá ter um impacto a longo prazo nos cuidados de saúde, podendo mesmo vir a afetar os objetivos fundamentais do sistema.

A redução da despesa tem vindo a ser concretizada principalmente através de cortes salariais, aumento nos pagamentos por parte dos utentes e restrições orçamentais nos hospitais.

 

8 Fevereiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade