Despesas com saúde na UE caem pela primeira em décadas

Imagem da notícia: Despesas com saúde na UE caem pela primeira em décadas

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), recentemente divulgado, as despesas com saúde caíram em 2010 em toda a UE, o que acontece pela primeira vez desde 1975.

O documento revela que a percentagem do PIB dispendido em saúde nos Estados-membros é em média nove por cento. Portugal estava em 2010 ligeiramente acima da média, com 10,7 por cento.

O documento alerta que a redução ou abrandamento da despesa poderá ter um impacto a longo prazo nos cuidados de saúde, podendo mesmo vir a afetar os objetivos fundamentais do sistema.

A redução da despesa tem vindo a ser concretizada principalmente através de cortes salariais, aumento nos pagamentos por parte dos utentes e restrições orçamentais nos hospitais.

 

8 Fevereiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade