Despesas com saúde na UE caem pela primeira em décadas

Imagem da notícia: Despesas com saúde na UE caem pela primeira em décadas

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), recentemente divulgado, as despesas com saúde caíram em 2010 em toda a UE, o que acontece pela primeira vez desde 1975.

O documento revela que a percentagem do PIB dispendido em saúde nos Estados-membros é em média nove por cento. Portugal estava em 2010 ligeiramente acima da média, com 10,7 por cento.

O documento alerta que a redução ou abrandamento da despesa poderá ter um impacto a longo prazo nos cuidados de saúde, podendo mesmo vir a afetar os objetivos fundamentais do sistema.

A redução da despesa tem vindo a ser concretizada principalmente através de cortes salariais, aumento nos pagamentos por parte dos utentes e restrições orçamentais nos hospitais.

 

8 Fevereiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

Investigadores desenvolvem robô e jogo inclusivos

Ana Cristina Pires, investigadora do Interactive Technologies Institute, apresentou o projeto TACTOPI numa conferência internacional, um trabalho desenvolvido em colaboração com Hugo Nicolau, também do Interactive Technologies Institute, e com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

Ler mais 4 Dezembro 2023
Atualidade