Organismo humano capaz de destruir tumores cancerígenos

Imagem da notícia: Organismo humano capaz de destruir tumores cancerígenos

O próprio organismo do ser humano é capaz de destruir tumores cancerígenos. A descoberta é de um grupo de investigadores norte-americanos que identificaram uma molécula – a TIC10 – que ativa uma proteína capaz de combater a doença.

A proteína ‘Trail” suprime o desenvolvimento dos tumores e, o benefício da sua utilização no combate ao cancro, é que esta faz parte do sistema imunitário, logo, não é tóxica para o organismo como é o caso da quimioterapia ou radioterapia.

Graças à sua exígua dimensão, a TIC10 consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica (que separa o sangue do cérebro).

Em declarações ao Daily Mail, o coordenador da investigação, Wafik El-Deiry, confessou que descobrir que esta célula pode tratar tumores cerebrais “foi “uma surpresa agradável” e mostra-se confiante quanto ao sucesso deste estudo em humanos-  para já apenas conduzido com ratinhos.

 

15 Fevereiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que inclui uma categoria para alunos cegos e amblíopes, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação.

Ler mais 24 Novembro 2020
Atualidade

Investigadores testam IA no diagnóstico da Covid-19

Uma equipa de investigadores, constituída por portugueses e brasileiros, vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da Covid-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

Ler mais 20 Novembro 2020
Atualidade