Desvendado possível tratamento para doenças de alteração comportamental

Imagem da notícia: Desvendado possível tratamento para doenças de alteração comportamental

Os investigadores do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da universidade estudaram o efeito pré-natal dos glucocorticoides, produzidos durante o ‘stress’.

Descobriram que esta hormona está ligada às alterações dos níveis de dopamina, uma proteína que transmite mensagens entre o cérebro e as células nervosas, neste caso presentes em duas zonas do cérebro ligadas ao prazer, que quando afetadas causam as tais deficiências emocionais como depressões.

Os cientistas salientam que estes problemas neurológicos podem ser tratados com medicação de Parkinson, doença também ligada à desregulação de dopamina.

Segundo os resultados, há assim a possibilidade de tratar problemas ligados ao ‘stress’ pré-natal como autismo, hiperatividade e esquizofrenia.

Os glucocorticoides são administrados muitas vezes em grávidas para ajudar a desenvolver os pulmões do feto, método que estes cientistas consideram perigoso porque pode interferir com o desenvolvimento do cérebro do bebé como também ainda não se conhece intimamente esta hormona.

A investigação foi publicada no número de setembro da revista Neuropsychopharmacology, denominada “Dopaminergic modulation of affective and social deficits induced by prenatal glucocorticoid exposure”.

 

6 Setembro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

I3O com passatempo nas redes sociais

O “Giveaway” oferece uma viagem à ilha da Madeira para duas pessoas e decorre até 1 de outubro de 2023 às 15 horas (hora de Lisboa, Portugal Continental), com o vencedor a ser anunciado nesse mesmo dia.

Ler mais 26 Setembro 2023
Atualidade

APLL com caminhada solidária

Reunir a população, doentes e sobreviventes de cancro e famílias numa verdadeira caminhada solidária. É este o objetivo da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que, este sábado, 23 de setembro, a partir das 10h00, no Porto, promove a primeira edição da "Caminhada das Pontes". A iniciativa é promovida em parceria com a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e conta com o apoio da Abbvie e da Roche.

Ler mais 19 Setembro 2023
Atualidade

HDS participa em projeto inovador

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) faz parte de um projeto inovador no âmbito da Agenda Mobilizadora Health from Portugal, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No HDS, o projeto será no âmbito do tratamento cirúrgico da obesidade e das cataratas.

Ler mais 13 Setembro 2023
Atualidade